Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Quantos mais quilómetros corridos, maior é a força muscular

Quem corre por gosto não se cansa e ainda leva como bónus uns músculos e tendões mais fortes.

Quantos mais quilómetros corridos, maior é a força muscular
Notícias ao Minuto

22:30 - 15/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

A corrida é uma das modalidades que mais desencadeia reações de amor-ódio. Enquanto umas pessoas fazem da corrida uma filosofia de vida, outras nem sequer suportam a ideia de ter de fazer um pequeno sprint até ao autocarro. E quem perde é quem não corre.

Correr não só ajuda a queimar gordura e a ganhar um corpo mais esbelto e saudável, como pode ser mesmo uma aliada da saúde do coração, dos joelhos, dos músculos e dos tendões. E quanto mais quilómetros se correm, mais benefícios se ganham.

Esta é a conclusão de um recente estudo publicado na revista Journal of Applied Physiology e citado pelo site The Conversation. De acordo com a investigação, quanta maior for a quilometragem corrida, mais fortes ficam os músculos e os tendões.

Para o estudo, os investigadores analisaram dois grupos distintos de corredores: um em que a média de quilómetros por semana superava os 40 e outro em que se ficava pelos 16. Todos os participantes realizaram ainda testes e análises, tendo os cientistas medido a musculatura da coxa e o movimento das articulações durante experiências em quatro velocidades diferentes, que iam dos oito aos 19 quilómetros por hora.

E foram os que mais correram aqueles que mostraram alterações neuromusculares que melhoraram a sua eficiência durante a corrida. “Os músculos das pernas dos corredores de alta quilometragem não precisavam trabalhar de uma forma tão dura como os mesmos grupos de músculos dos corredores que era menos treinados”, escrevem os autores no site The Conversation.

Conheça aqui dez boas razões para correr e que nada têm a ver com a perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório