Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Truques culinários para cozinhar de forma mais saudável

De nada vale escolher os alimentos mais saudáveis quando a forma como os confecionamos é altamente penosa para a saúde.

Truques culinários para cozinhar de forma mais saudável
Notícias ao Minuto

21:56 - 14/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Na hora de preparar uma refeição, não basta apenas optar pelos alimentos no seu estado mais natural ou ler com atenção o rótulo de tudo e mais alguma coisa. Estas suas práticas são importantes, mas de nada valem quando a forma como se cozinham os alimentos não é a melhor.

De acordo com a revista Self, existem vários truques que permitem cozinhar de uma forma saudável e sem que tudo se baseie a uma salada ou a uma mistura de legumes assados. E uma das formas de o conseguir é com a junção de um elemento nutricional.

Diz a dietista Julieanna Hever que adicionar levedura aos pratos confecionados – como a levedura de cerveja – faz com que o valor nutricional aumente. As ervas aromáticas podem também resultar bem.

E por falar em ervas aromáticas, qual a melhor forma de temperar a proteína sem cair na tentação de recorrer ao sal? Usando vários temperos (desde ervas frescas a secas) e deixando o alimentos marinado durante algumas horas.

Trocar a proteína animal pelas leguminosas é outra forma de fazer uma refeição mais saudável e igualmente completa. Para quem não pretende tornar-se vegetariano, pode alternar o consumo de proteínas de origem animal com as de origem vegetal, salienta a dietista. Trocar o arroz pela couve-flor é também uma alternativa na busca por uma dieta mais saudável.

Saltear os legumes é sempre uma excelente tentação, mas é importante perceber como atua a frigideira perante o calor. Se for anti-aderente, um pouco de azeite ou óleo de coco bastará, mas se for daquelas que secam facilmente, o indicado é apostar na água. Ao invés de adicionar mais gordura sempre que fica seca, ir pondo pequenas quantidades de água, lê-se na Self.

E como as sobremesas são sempre bem-vindas, nada como trocar o açúcar refinado pelas versões mais saudáveis ou apostar na junção de frutas maduras, tâmaras ou canela.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório