Numa revisão de estudos realizada pelo American College of Physicians os especialistas dizem que os medicamentos devem ser usados em último recurso para aliviar dores de costas, depois de as terapias físicas falharem.
A respeitada organização emitiu novas diretrizes para os médicos dos EUA, aconselhando-os a parar de usar medicamentos como um tratamento de primeira linha. E aconselhou que se testasse primeiro o efeito de massagens, exercícios e yoga.
Em Portugal o tratamento fica ao critério do profissional de saúde, sendo possível tratar o problema com exercício (nomeadamente fisioterapia) ou medicamentos como ibuprofeno, ou ambos em simultâneo.
Mas vários estudos sugerem que os analgésicos podem não ser tão eficientes como se pensa a tratar as dores de costas, e que até podem fazer mais mal do que bem, segundo sublinha o Daily Mail.
Muito recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Sidney reportou que o ibuprofeno e outras drogas anti-inflamatórias conseguem apenas uma pequena redução do desconforto.