Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Todos os anos morrem 8 mil portugueses por enfarte do miocárdio

Hoje, 14 de fevereiro, assinala-se o Dia Nacional do Doente Coronário. Stent For Life volta a lançar a campanha de consciencialização ‘Não Perca Tempo. Salve uma Vida’.

Todos os anos morrem 8 mil portugueses por enfarte do miocárdio
Notícias ao Minuto

10:20 - 14/02/17 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Doente Coronário

Em Portugal morrem anualmente mais de 8 mil doentes por enfarte do miocárdio. Mais de dois terços da população portuguesa não conhece os sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio - suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade.

Para assinalar o Dia Nacional do Doente Coronário, a iniciativa Stent For Life volta a sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte do miocárdio e para as razões de se pedir ajuda rapidamente, através da campanha ‘Não Perca Tempo. Salve uma Vida – o enfarte não pode esperar”, que se irá prolongar durante os próximos meses.

Dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, que pode ser acompanhada por suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são os principais sintomas de enfarte do miocárdio, aos quais muitos portugueses ainda não dão a devida importância.

Os sintomas que, por norma duram mais de 20 minutos, podem ser também intermitentes, variando de pessoa para pessoa, podendo manifestar-se por falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga, sobretudo nas mulheres. Um enfarte do miocárdio pode não ser repentino. Ao invés, pode ocorrer gradualmente ao longo de vários minutos.

Conhecer e compreender todos estes sinais e sintomas permite ao doente e a quem o rodeia agir rapidamente e procurar ajuda médica. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que a cada minuto que passa, o risco de morte aumenta.

O objetivo desta campanha, integrada na Iniciativa Europeia Stent For Life (SFL) - que foi trazida para Portugal em 2011 pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), que integra a Sociedade Portuguesa de Cardiologia - é sensibilizar a população para os sinais e sintomas do enfarte e para a necessidade de ligar rapidamente o 112, de forma a garantir que os doentes com enfarte agudo do miocárdio com supra ST tenham acesso ao tratamento indicado – a angioplastia primária – e a diminuir o número de mortes provocadas por esta doença.

À semelhança de anos anteriores, esta campanha irá ser divulgada através de pequenos vídeos, contando com o testemunho de várias pessoas a alertar para a necessidade de se ligar rapidamente o Número Europeu de Emergência. José Carlos Malato, figura pública que teve um enfarte aos 49 anos, dá o mote à campanha e é um dos embaixadores deste projeto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório