Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Treino intervalado de alta intensidade: Como ficar em forma em minutos

Saiba como funciona este padrão de treino e quais os benefícios que pode ter.

Treino intervalado de alta intensidade: Como ficar em forma em minutos
Notícias ao Minuto

09:56 - 14/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Praticar exercício físico regularmente faz com que se sinta e pareça bem e ainda melhora a sua saúde. No entanto poucos de nós o fazem, uma vez que pode ser difícil arranjar tempo para fazer treinos diários de uma hora, e muito menos os 150 minutos de atividade física moderada recomendados.

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) trouxe uma solução para quem quer ficar em forma mais não tem muito tempo para treinar. E os especialistas asseguram que é possível ficar em forma com apenas alguns minutos de treino diário (ou três vezes por semana).

O Daily Mail explica que em termos simples neste tipo de treino só precisa de dar o seu máximo durante 20 segundos, desacelerar para recuperar o fôlego e voltar a esforçar-se ao máximo.

Em vez de treinar de forma constante pelo máximo de tempo possível, este tipo de treino é dividido em pequenos intervalos de esforço máximo, descanso, esforço máximo, descanso.

Este padrão tem um impacto muito maior na forma física e na saúde, por isso só pode fazê-lo durante um pequeno intervalo de tempo.

Pode fazê-lo em casa, no ginásio, na piscina ou quando treina na rua. Pode por exemplo começar a caminhar por três minutos a um ritmo constante, aumentar a velocidade e o esforço por outros três minutos e depois voltar para uma menor intensidade novamente por mais três minutos. Pode manter este padrão por cerca de 30 minutos e terá o seu treino do dia feito.

O Dr. Martin Gibala, da Universidade de McMaster, em Ontario, no Canadá, destaca que os seus estudos apontam que com apenas um minuto de treino ao esforço máximo é possível obter os mesmos benefícios para a saúde do que cerca de uma hora de treino aeróbico a um ritmo constante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório