Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Contar calorias nem sempre é a solução

Ter a noção da quantidade de calorias ingeridas até pode ajudar a controlar aquilo que se come e a manter o peso saudável, contudo, esta está longe de ser uma técnica eficaz para todos.

Contar calorias nem sempre é a solução
Notícias ao Minuto

19:00 - 13/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Comecemos pela verdade, somente a verdade e nada mais do que a verdade: Não há uma técnica de emagrecimento que seja eficaz para todas as pessoas. Cada pessoa tem um organismo e um metabolismo muito próprios e, por isso, todo e qualquer método de perda de peso deve ser personalizado e adaptado às necessidades e capacidades de cada um.

Para algumas pessoas, a contagem de calorias é a forma mais eficaz de ter um maior controlo naquilo que comem e no tipo de alimentos que ingerem. Porém, esta técnica está longe de ser a mais eficaz para todos… e até mesmo para aqueles que a seguem.

Ao contar as colorias, as pessoas têm apenas em mente números, podendo estar a ignorar os nutrientes que o alimento possui. Além disso, destaca a dietista Michelle May à Women’s Health, esta prática pode tornar-se viciante e fazer com que as pessoas apenas ingiram alimentos com baixo teor calórico, não dando ao corpo tudo aquilo que é necessário. Além disso, só o simples facto de se saber que é um alimento com poucas calorias faz com que não seja tão prazeroso e satisfatório, aumentando a vontade de comer e até mesmo a sensação de tristeza.

Embora a contagem de calorias não seja uma má prática (devendo sempre ser uma aliada e não uma técnica isolada), quem a faz deve ter sempre em mente os sinais que o corpo dá e que podem indicar fome, sede ou cansaço (muitas vezes associado à pouca ingestão de alimentos ou à carência de nutrientes). E por falar em cansaço, o consumo deficiente de calorias pode ainda tornar o exercício físico num pesadelo.

Diz ainda a especialista que ter as calorias sempre em mente pode ser demasiado privativo, uma vez que aumenta a tendência a ignorar saídas e jantares com amigos e familiares, tudo porque existe o receio de sair da linha.

Para que a dieta de emagrecimento seja eficaz e não coloque a saúde em risco, deve-se, sim, ter uma especial atenção às calorias, mas deve-se também olhar com olhos de ver para os rótulos dos alimentos, evitando aqueles que contêm açúcar, gorduras trans e aditivos desnecessários. Apenas uma alimentação equilibrada, moderada e consciente permite uma perda de peso saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório