Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dez restaurantes conseguem pontuação máxima no concurso 'Lisboa à Prova'

Dez restaurantes lisboetas conquistaram a pontuação máxima na décima edição do concurso gastronómico 'Lisboa à Prova', que premiou ainda outros 115 espaços, anunciou hoje a organização.

Dez restaurantes conseguem pontuação máxima no concurso 'Lisboa à Prova'
Notícias ao Minuto

19:46 - 09/02/17 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

Entre os vencedores que conseguiram a pontuação máxima, 'três Garfos', contam-se restaurantes como o Alma, Loco, Panorama e Restaurante Lapa, bem como outros que repetem o feito do ano passado - A Travessa, Belcanto, Eleven, Feitoria, O Nobre e Varanda.

Os galardoados do ano de 2016 do concurso 'Lisboa à Prova' foram conhecidos hoje, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho de Lisboa e o número de restaurantes a conseguir a pontuação máxima, 'três Garfos', cresceu, em oposição aos sete que atingiram este prémio nas duas edições passadas.

A organização apontou que esta foi a edição com o "maior número de restaurantes premiados com o galardão máximo".

O concurso, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, atribuiu este ano 125 prémios, mais 10 do que na edição passada.

De todos os premiados, 31 foram distinguidos com 'dois Garfos' e 84 mereceram 'um Garfo'.

Na nona edição, 35 restaurantes haviam sido distinguidos com 'dois Garfos' e 73 com 'um Garfo'.

Intervindo na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, agradeceu o "contributo [destes estabelecimentos] no desenvolvimento da cidade e na economia".

Medina salientou também o seu "contributo na afirmação da cidade como destino e no reforço dos seus traços fundamentais da identidade de Lisboa, que não é estática, nem saudosista".

Falando nos avanços que ocorreram na restauração da capital, o líder do executivo de maioria socialista apontou que "o setor hoje é muito melhor, muito melhor preparado e serve melhor, com mais exigência do que há 10 ou 20 anos atrás".

O presidente da Câmara informou ainda que entre os premiados "25 [estabelecimentos] são estreantes" e "quase 40" candidataram-se pela primeira vez.

A organização observou que os restaurantes inscritos no "Lisboa à Prova" foram "avaliados nas áreas de cozinha, de serviço, de ambiente e na relação qualidade/preço por um júri selecionado, que, durante oito meses, visitou anonimamente os espaços de restauração, num total de cerca de 700 visitas".

Durante a cerimónia, foi também lançado o Guia Gastronómico de Lisboa em aplicação tecnológica para telemóveis ou 'tablets' ('app' disponível para IOS e Android), que contará com os restaurantes premiados no concurso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório