Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Professor cria 'Clube de Yoga do Riso' para doentes oncológicos

Um professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolveu em Pedrouços, concelho da Maia, um projeto denominado 'Clube de Yoga do Riso' destinado a ajudar doentes oncológicos do Hospital de São João, no Porto.

Professor cria 'Clube de Yoga do Riso' para doentes oncológicos
Notícias ao Minuto

10:35 - 09/02/17 por Lusa

Lifestyle Maia

Para avançar com o projeto, o professor Manuel Monteiro contou à Lusa ter "juntado o voluntariado, que sucedeu ao facto de ter combatido uma doença do foro oncológico, com a sua formação em Reiki e em risoterapia".

"Propus à Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma que acolhesse a minha ideia e nela envolvesse os doentes em regime de ambulatório ou que já acabaram os tratamentos", explicou o professor com formação em Matemática e Ciências da Natureza.

Clara Vieira, coordenadora do projeto na associação que acolheu o projeto, contou que o passo seguinte "foi procurar um espaço fora do hospital, para dar aos pacientes um novo ambiente em que pudessem desfrutar em pleno da risoterapia".

O espaço encontrado foi em Pedrouços, Maia, numa sala que fica perto do Hospital de São João.

Com duas sessões já cumpridas e com "15 pacientes a participarem na segunda", Manuel Monteiro vai manter o projeto pois, frisou, "ao nível dos benefícios, o riso aumenta em 40% o nosso sistema imunitário".

"O ioga do riso mistura as técnicas de respiração do ioga com a pranayama - exercícios de risoterapia", explicou o terapeuta que inicia as sessões de 25 minutos com "um aquecimento com palmas".

Seguem-se "quatro exercícios do riso, onde os presentes são convidados a rir de várias situações, algumas preparadas e outras fruto do momento", elencou Manuel Monteiro que deu como exemplo "quando transformou a angústia de uma paciente pelo montante da fatura da eletricidade num motivo para rirem".

"Os problemas são do tamanho que nós quisermos que sejam", salientou o professor, reconhecendo que "só ao fim de várias sessões é que os pacientes começarão a sentir os efeitos da risoterapia".

Segundo Clara Vieira, as sessões são abertas a familiares dos doentes, cuidadores e pessoal auxiliar do hospital "porque todos podem beneficiar da risoterapia, já que também contribui para elevar a autoestima e a confiança".

"As sessões são gratuitas porque temos identificados muitos casos de doentes com dificuldades económicas e sem recursos para mais uma despesa", esclareceu a coordenadora.

As terapias decorrem à segunda-feira, a partir das 17:00

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório