Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Quer saber se faz o treino adequado? Responda a estas questões

Quando o exercício físico é usado como método para aniquilar aqueles quilos extra, não há nada mais importante do que saber se o treino que se faz é mesmo o mais indicado.

Quer saber se faz o treino adequado? Responda a estas questões
Notícias ao Minuto

09:39 - 07/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Antes de nos focarmos no treino, vamos voltar a ‘bater na mesma tecla’: a alimentação.

Falar em perda de peso sem falar em alimentação é um erro grave. Aquilo que se come ao longo do dia tem um papel determinante na capacidade de perder peso e na possibilidade de o fazer de uma forma saudável e sem colocar a saúde e o bem-estar em risco.

Para que o processo de emagrecimento seja eficaz, nada como a regra dos 80%-20%, um método que atribui 80% da responsabilidade pela perda de peso na alimentação e apenas 20% no treino. Mas para que estes 20% funcionem, é preciso saber adaptar o exercício físico às necessidades e capacidades de cada um e escolher os exercícios que promovem uma perda de peso mais intensa, se bem que o objetivo principal é sempre o mesmo: acelerar o metabolismo ao máximo.

E como é que sabe se o exercício que faz é o mais indicado para perder peso? Respondendo a estas questões:

1 – O seu plano de treino inclui exercício pelo menos três vezes por semana? Se a resposta é ‘sim’, então está no caminho certo, uma vez que o recomendado é treinar três vezes por semana durante 30 ou mais minutos de cada vez, como explica o especialista em Fitness Ben Boudro. Alternar a caminhada com os treinos de intensidade (HIIT) pode ajudar a obter resultados mais rápidos.

2 – Consegue respirar durante os exercícios? Se respondeu ‘não’ é porque continua no bom caminho. Quando se opta por uma caminhada, conversar até pode ser uma opção, mas quando se faz exercícios aeróbicos e até mesmo de forma, conseguir falar pode ser um sinal de que não está a esforçar-se o suficiente, lê-se no site da revista Prevention.

3 – A sua rotina de treino é sempre a mesma? Se sim, então deve mudar. Variar os exercícios e apostar em treinos que se foquem em diferentes partes do corpo alternadamente é a melhor forma de conseguir perder peso e alcançar uma figura esbelta. Além disso, variar é uma das formas mais eficazes de evitar o aborrecimento e uma possível desistência.

4 – A rotina de treino deixa-o stressado? Se sim, então corre o risco de desistir e de comer mais do que devia depois do treino, facilitando a acumulação de gordura e posterior ganho de peso.

5 – As dores musculares permanecem passados dois dias após o treino? Se sim, então deve abrandar, pois as dores musculares a longo prazo podem indicar um exagero físico, alerta o especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório