Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

O que acontece quando se deixa de fumar?

Perder o hábito de fumar é uma das melhores decisões que se pode tomar pelo bem da saúde.

Notícias ao Minuto

10:00 - 06/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O tabaco é a principal causa de cancro em todo o mundo. Trata-se de um dos hábitos mais nocivos para a saúde, seja a própria ou a de quem rodeia o fumador, uma vez que o fumo passivo consta também no leque dos dez maiores desencadeadores da doença.

Fumar faz mal e perder este hábito é um luta complicada e muitas vezes inglória. Enquanto algumas pessoas conseguem deixar de fumar repentinamente, outras precisam de um período de adaptação e há ainda quem não consiga perder o vício, por muitas que sejam as tentativas e alternativas.

Mas, quem deixa de fumar sabe o que acontece ao seu corpo depois disso? Possivelmente não.

Como mostra o vídeo acima, do canal de YouTube AsapSciente (e que conta já com mais um milhão de visualizações), os efeitos da perda deste hábito são notórios logo 20 minutos após se fumar o último cigarro.

Da regulação da pressão sanguínea, à temperatura equilibrada do corpo, deixar de fumar pode ainda causar uma certa confusão de humor, algo que é notório passadas duas horas sem fumar. A falta de nicotina, que ajuda na produção de dopamina, pode ainda provocar uma maior dificuldade em dormir.

Dois dias depois de deixar de fumar, os nervos cerebrais passam a nascer novamente e a comida passa a saber melhor, uma vez que o sabor do cigarro deixa de interferir com o paladar natural dos alimentos.

Os pulmões beneficiam desta mudança no estilo de vida passados três a nove meses e no espaço de dez anos passam a apresentar uma saúde melhor. O risco de ataque cardíaco cai passados 15 anos.

Veja o vídeo acima e descubra mais curiosidades sobre o impacto que o tabaco tem no corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório