A distração é a principal inimiga da produtividade em qualquer trabalho e é às segundas-feiras que o caso se torna mais grave.
A sensação de relaxamento que vem do fim de semana não facilita a concentração, mas a verdade é que existem outros motivos para as pessoas não conseguirem manter-se focadas no local de trabalho e que não têm nada a ver com o facto de ser segunda-feira (embora o primeiro dia da semana seja sempre o mais complicado).
As alergias e sensibilidades alimentares são uma das causas para a incapacidade de concentração de algumas pessoas, como diz a revista norte-americana Cosmopolitan no seu site, citando uma investigação publicada na Frontiers in Neuroscience, que indica que os alimentos a que as pessoas são alérgicas ou sensíveis desencadeiam uma inflamação interna capaz de afetar a capacidade do cérebro se manter focado, podendo o efeito do alimento aparecer apenas 72 horas depois de ser ingerido.
Ainda no que diz respeito à alimentação, a carência de ferro pode ainda ser apontada como uma causa para a desconcentração, diz a revista, que salienta que as pessoas devem reforçar a absorção deste nutriente combinando-o com vitamina C.
Beber café de estômago vazio não só pode fazer mal à saúde como faz aumentar as hormonas relacionadas com o stress e ansiedade, deixando a pessoa mais acelerada e incapaz de manter a concentração.
E se a pressa não é amiga da perfeição, o perfecionismo não é de todo um aliado da concentração, uma vez que a preocupação constante em querer fazer mais e melhor aumenta o lado protetor do cérebro, fazendo com que ‘bloqueie’. Mas não é apenas o perfecionismo que interfere com a atuação do cérebro, também as listas de tarefas sem tarefas podem deixar as pessoas mais confusas e desconcentradas, como indica o especialista em aprendizagem Oksana Hagerty, que salienta que estes casos agravam-se em pessoas desorganizadas.
No caso das mulheres, existe ainda uma outra culpada para a falta de concentração: a síndrome pré-menstrual.