Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

O que comer quando se está a recuperar de uma lesão

A alimentação é um dos aspetos mais importantes na recuperação de uma lesão desportiva.

O que comer quando se está a recuperar de uma lesão
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

As lesões desportivas podem surgir a qualquer momento e afetar tanto quem treina intensamente todos os dias, como quem apenas se exercita alguns dias por semana.

Para além do devido acompanhamento médico na hora de diagnosticar e tratar da lesão, é ainda preciso ter um especial cuidado com a alimentação, uma vez que existem alimentos que intensificam os marcadores de inflamação, enquanto outros se assumem como aliados na cura.

Reforçar a ingestão de proteína, tendo, claro, em consideração as próprias necessidades, é um dos aspetos a ter em conta, uma vez que este macronutriente é o que atua mais eficazmente na boa saúde muscular. Os ovos, as leguminosas (quando combinadas com um cereal, como o arroz ou massa) e o iogurte grego são alguns dos alimentos que ajudam a recuperar de uma lesão, lê-se num artigo do site The Conversation assinado por Michael Newell, professor de Desporto, Exercício e Nutrição na University of Westminister.

De acordo com o especialista, as pessoas que estão lesionadas devem ainda apostar em alimentos ricos em vitamina C (laranja, pimento, mirtilo, morangos) e vitamina D (ovos, salmão). Ambos micronutrientes atuam favoravelmente na hora de recuperar e estimulam a proteção do sistema imunitário, deixando-o mais capaz de agir contra os marcadores de inflamação. A vitamina D é ainda importante para a saúde óssea e pode ser obtida com a exposição solar protegida e moderada.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em gordura é também importante, sendo que os ácidos gordos ómega-3 podem retardar a recuperação de uma lesão causada pelo impacto de uma queda, explica o docente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório