Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Problemas com as resoluções de ano novo? Estes são os motivos

Todos os anos a história repete-se: Doze passas e doze promessas/desejos. Cumpri-los é que é mais difícil.

Problemas com as resoluções de ano novo? Estes são os motivos
Notícias ao Minuto

15:15 - 25/01/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ano Novo

Ir mais vezes ao ginásio, deixar de fumar, ser uma pessoa mais calma, poupar dinheiro, comer de uma forma mais saudável, ter mais tempo para a família… são muitas as promessas que as pessoas fazem a si mesmas ao som das doze badaladas no início de um novo ano.

As resoluções repetem-se, assim como a incapacidade em concretizá-las. Quem o diz é Fuschia Sirois, da University of Sheffield, que, num artigo assinado no site The Conversation, aponta o dedo aos principais culpados pela incapacidade das pessoas em cumprirem as resoluções de ano novo – em particular quando em causa estão mudanças para um estilo de vida mais saudável.

Diz a especialista que tentar mudar muita coisa de uma vez é um dos principais motivos pelos quais as pessoas não cumprem as suas resoluções. Um outro é a falta de especificidade, ou seja, não haver rigor nas mudanças que realmente valem a pena e naquelas em que a pessoa sabe que é capaz de conseguir alcançar. De acordo com Sirois, as pessoas não podem ser muito vagas, não podem dizer ‘quero perder peso’, têm que traçar metas: ‘vou perder cinco quilos em seis meses’, por exemplo.

Tentar concretizar as resoluções sozinho e sem apoio (ou motivação) é também meio caminho andado para o insucesso, tal como ser excessivo nas mudanças e nas atitudes em que acredita que está a solução. Não é por ser demasiado rígido e penalizador consigo mesmo que vai conseguir melhores resultados, como alerta a especialista.

Um outro motivo pelo qual pode ser difícil seguir com uma concretização é a tendência das pessoas viverem o presente sem pensar no futuro. ‘É só hoje’, dizem muitas quando fumam um cigarro, quando bebem uma cerveja ou quando comem um bolo, mesmo sabendo que essa decisão vai deitar por terra a capacidade de terem sucesso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório