Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Eis porque deve incluir chia na sua dieta

Rica em nutrientes, a semente é alternativa para uma alimentação saudável.

Eis porque deve incluir chia na sua dieta
Notícias ao Minuto

21:00 - 15/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A chia é uma semente rica em vitaminas e proteínas que, se consumida diariamente, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Faz, por isso, parte da dieta daqueles que procuram uma vida mais saudável.

Um dos motivos destacados para seu consumo diário é a facilidade na forma de consumir: é possível incluir chia em qualquer receita, desde bolos até sobremesas.

"Uma boa ideia é consumir a chia misturada no iogurte, no leite ou no sumo. Há inúmeras possibilidades, já que não tem paladar nem cheiro marcantes. Pode ser incluída em bolos, biscoitos, saladas, entre muitas outras combinações", explica Maria Laura Álvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen - empresa de produtos naturais. "A única proibição é consumi-la sozinha, porque é uma semente que absorve muita água do organismo, o que pode trazer malefícios à saúde", salvaguarda.

Damos-lhe três motivos para incluir chia na sua dieta:

1. É rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ómega 3: Apesar de muito pequena, a chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ómega 3. A cada 20g, 4g são de proteína vegetal.

2. Provoca saciedade: Se a ideia é diminuir a quantidade de alimentos ingeridos, a chia também pode ajudar. Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, provoca uma sensação de saciedade, permitindo que a pessoa consuma menor quantidade de outros alimentos ou consiga espaçar de forma adequada as refeições.

3. Ajuda na saúde intestinal: Por ser fonte de fibras, a chia auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino, o que traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar.

Para que e faça um melhor aproveitamento, Maria Laura aconselha a que se ingiram 20g por dia, divididas em duas porções de 10g. O ideal é ingerir uma porção de manhã e outra à noite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório