Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Porque é que consideramos a sexta-feira 13 um dia de azar?

Hoje é aquele dia em que toda a gente diz com um voz que tenta assustar “é sexta-feira 13”, mas sabemos porquê?

Porque é que consideramos a sexta-feira 13 um dia de azar?
Notícias ao Minuto

10:30 - 13/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Há muito que se diz que a sexta-feira 13 é um dia de azar. Muita gente passa até o dia de hoje em sobressalto, e esta fobia do número 13 tem até um nome: triscaidecafobia.

Mas como é que tudo isto de a sexta-feira 13 ser um dia de azar começou? Na superstição ocidental muitas pessoas acreditam que tudo começou na idade média ou que tem raízes bíblicas.

Algumas pessoas pensam que a superstição se deve à última ceia e à crucificação de Jesus, pois estiveram 13 pessoas na noite anterior, sendo Judas o 13º, e a morte de Jesus foi a uma sexta-feira

Os historiadores também afirmam que poderia ser o dia em que Eva comeu a maçã da Árvore do Conhecimento, ou quando o grande dilúvio começou.

Ou, em alternativa, a superstição pode existir graças a um evento histórico catastrófico - na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, em que muitos dos Templários foram capturados e torturados em França, destaca o Be Lifestyle.

No século XIV o escritor e filósofo Geoffrey Chaucer mencionou no seu livro ‘Os Contos de Cantuária’ que a sexta-feira era um dia de má sorte. Ainda assim só a partir do século XIX é que se começou a considerar popularmente a sexta-feira 13 um dia de má sorte.

Em 1907, Thomas Lawson, empreendedor, lançou um livro chamado ‘Sexta-feira Treze’, no qual um corretor de bolsa tira proveito da superstição para criar pânico em Wall Street naquele dia.

Portanto, como há várias origens possíveis, continua um mistério a verdadeira história deste dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório