Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rapid Fit&Well: Trabalhar 350 músculos em 20 minutos

Fomos conhecer a Rapid Fit&Well e experimentar o treino 'eletrizante'. Fique a saber tudo.

Notícias ao Minuto

15:56 - 10/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Testes

A eletroestimulação existe há cerca de 180 anos, mas enquanto antes era usada em atividades passivas como recuperação ou fisioterapia, agora é usada para conseguir os resultados de um treino longo em muito menos tempo.

A Rapid Fit&Well nasceu em Espanha "para satisfazer uma procura cada vez mais crescente de pessoas que se preocupam com a saúde e o bem-estar, mas que não têm muito tempo para treinar", explica Ricardo Onofre, master da rede de franchising da Rapid Fit&Well, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

O que é que a eletroestimulação possibilita? "Possibilita-nos trabalhar aproximadamente 350 músculos do corpo em simultâneo e em sessões de 20 minutos desenhadas por profissionais de treino à medida das necessidades e patologias de cada cliente", esclarece Ricardo Onofre.

E pode esperar um treino 'eletrizante'. E não se preocupe se se esqueceu de roupa ou utensílios de banho, aqui disponibilizam-lhe isso tudo e de forma gratuita; também não é necessário ter ténis, pode treinar de meias.

Antes de mais é feita uma avaliação inicial do estado e da condição física de cada cliente. Mas mal entra na sala de treino, que só tem tapetes, alguns acessórios de treino e as ditas máquinas de eletroestimulação, a roupa que tem no corpo é molhada (para os estímulos elétricos passarem melhor) e é-lhe vestido o fato que permite todo este treino.

As sessões de 20 minutos têm sempre o acompanhamento de um personal trainer, que vai adequando os estímulos elétricos à capacidade e aos objetivos de cada cliente e que vai pedindo para fazer exercícios simples como agachamentos, abdominais ou flexões – livres, com elásticos, com um peso leve ou com bolas.

Ao início a eletroestimulação parece picar a pele e pode mesmo ser desconfortável, mas consegue-se uma grande intensidade com pouco esforço físico. Fazer um simples agachamento, sem ter de pegar em qualquer peso, parece para abdominais, braços, pernas e glúteos um treino completo.

"No ginásio normal, quando o personal trainer quer aumentar a intensidade, tem de usar pesos; aqui basta aumentar a máquina e faz exatamente a mesma coisa, mas sem sobrecarregar a estrutura óssea", sublinha Ricardo Onofre.

Com este método de treino a aceleração do metabolismo é muito intensa, o que possibilita a queima de gorduras até 48 horas após o treino; por isso aconselha-se uma pausa de 48 horas entre treinos. "Não há qualquer risco de rutura dos músculos, o que pode acontecer, são dores musculares, normais para quem pratica exercício” - e que nós também sentimos nos três dias após o treino. 

Não têm período de fidelização pois, segundo Ricardo Onofre entendem "que o cliente só deve pagar se estiver satisfeito e usufruir". Têm mensalidades, com a possibilidade de treinar uma (109 euros) ou duas (169 euros) vezes por semana, com treinos marcados.

O preço inclui: inscrição, seguro, consultas de nutrição, uma bebida isotónica antes de cada sessão (rica em vitaminas e minerais, para dar energia e hidratar) e uma bebida rica em proteínas após cada sessão. 

E que resultados se pode esperar? Ricardo conta que a maior parte dos clientes procuram este treino para emagrecer e tonificar os músculos, e podem esperar em termos médios e ao fim de 3 meses, diminuir 12% a massa gorda, perder 5% de peso corporal, e diminuir 12% o perímetro abdominal.

Em termos de negócio

Com um ano de franchising em Portugal, Ricardo Onofre conta que acabaram 2016 com quatro centros abertos, três em Lisboa (Elias Garcia, Parque das Nações e Campo de Ourique) e um em Leiria. , um em Braga e um em Leça da Palmeira. Estão previstos dois novos centros em 2017, em Braga e em Leça da Palmeira. A marca ambiciona ainda chegar às zonas de Oeiras/Cascais, Coimbra e Porto, mas ainda não aponta datas.

Esperam em três anos chegar aos 20 centros, ter pelo menos um centro por cada capital de distrito e dar ao franquiado exclusividade da cidade, exceto no Porto e em Lisboa. O valor de investimento no franchising depende da tipologia escolhida, sendo possível criar um centro Rapid Fit&Well com montantes desde 21.900 euros, estimando-se a recuperação total do investimento cerca de 12 a 18 meses após a abertura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório