Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Não, não precisa de ingerir tanto cálcio para ter ossos mais fortes

Estudos revelados pelo El País garantem que não é necessário continuar a ingerir cálcio para que os ossos sejam fortalecidos.

Não, não precisa de ingerir tanto cálcio para ter ossos mais fortes
Notícias ao Minuto

19:44 - 09/01/17 por Inês André de Figueiredo

Lifestyle Estudo

Algumas das ideias pré-concebidas sobre a necessidade de ingerir cálcio para prevenir fraturas e para remineralizar os ossos não são verídicas. Quem o diz é o jornal espanhol El País, baseado nos estudos da Fundação Espanhola da Nutrição e num estudo dos profissionais Eduard Baladia, Julio Basulto e María Manera.

As mesmas conclusões já haviam sido adiantadas no British Medical Journal, em 2015, onde se negava que consumir mais cálcio era a melhor estratégia para uma boa saúde óssea.

O órgão de comunicação social recordou três ideias tidas como verdadeiras e contrariou-as, mostrando que nem tudo é o que parece no que toca a este tema.

“É necessário tomar muito cálcio para ter os ossos fortes. Os laticínios são imprescindíveis e protegem-nos da osteoporose. Sim, apesar de ter um alto consumo de laticínios, a nossa densidade óssea ressente-se e é preciso tomar cálcio em suplementos enriquecidos com o mesmo”, costuma dizer-se.

Contudo, os estudos agora revelados, juntamente com o artigo do British Medical Journal, garantem que estas ideias não são assim tão verdade.

O artigo garante que a mineralização óssea não é diretamente proporcional à ingestão de cálcio, assim como o facto de as estratégias preventivas da osteoporose não serem melhoradas com cálcio a mais.

Nesta senda, os estudos apresentados garantem que ingerimos cálcio suficiente e que aumentar a sua ingestão não só não previne as fraturas, como não remineraliza os ossos. E, desta forma, os estudos acusam as empresas ligadas aos laticínios e os seus departamentos de marketing de fazerem uma aposta que é enganadora para a população.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório