Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Descoberta científica pode pôr fim a rugas e cicatrizes

Rugas, ‘pés de galinha’ ou linhas de expressão podem em breve tornar-se uma preocupação do passado.

Descoberta científica pode pôr fim a rugas e cicatrizes
Notícias ao Minuto

09:48 - 09/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um grupo de cientistas identificou uma forma natural de regenerar as células gordas que mantêm a pele com uma aparência suave e jovem.

No estudo, publicado na revista Science, os investigadores focaram-se em células de gordura chamadas adipócitos que normalmente se encontram na pele e são perdidas como consequência do envelhecimento.

Conseguiram aproveitar uma substância de sinalização vital, chamada proteína morfogenética óssea, de feridas com folículos pilosos. E depois usaram isso para instruir as células formadoras de cicatrizes a transformarem-se em adipócitos - as células de gordura necessárias para uma pele saudável e de aparência jovem.

A equipa diz que o novo processo pode eventualmente ser transformado numa injeção, semelhante ao Botox, ou mesmo num creme.

Esta descoberta pode dar não só origem a uma nova geração de tratamentos anti-envelhecimento como também pode trilhar o caminho para a cicatrização de feridas sem marcas.

Segundo reporta o Express britânico, os especialistas dizem que esta descoberta pode fazer com que no futuro os rostos enrugados não tenham de ser sempre uma parte inevitável do envelhecimento.

Os cientista principal envolvido neste estudo, George Cotsarelis, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse: "Essencialmente, podemos manipular a cicatrização de feridas de modo a que ela leve à regeneração da pele em vez da formação de cicatrizes”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório