Cigarro eletrónico pode afetar os espermatozoides

Cientistas descobriram que os cigarros eletrónicos, através dos aromas que nele se fumam, danificam o esperma dos homens.

Médicos aconselham cigarros eletrónicos para quem quer deixar de fumar

© iStock

Vânia Marinho
06/01/2017 14:26 ‧ 06/01/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

É sabido que os cigarros podem prejudicar a fertilidade do homem, através de danos no ADN dos espermatozoides, enquanto os cigarros eletrónicos são promovidos como uma alternativa mais saudável.

Mas um grupo de investigadoras da University College London descobriu que mesmo quando não contêm nicotina, os aromas dos cigarros eletrónicos pode afetar a fertilidade dos homens.

Os cientistas acreditam que os químicos tóxicos presentes nos aromas que são fumados com cigarro eletrónico fazem com que os espermatozoides nadem mais devagar e danifica as células nos testículos que ajudam a produzir o esperma.

O aroma a canela para o cigarro eletrónico provou ser especialmente prejudicial, deixando os espermatozoides a nadar muito devagar. O aroma a pastilha elástica, também muito popular, mata células nos testículos que contribuem para a produção de esperma.

Segundo reporta o Daily Mail, a principal autora do estudo, Dra. Helen O’Neill, que apresentou as descobertas na British Fertility Conference em Edimburgo disse que as conclusões foram “chocantes”, acrescentado: “Em termos de motilidade, progressão e concentração de espermatozoides, houve um efeito prejudicial”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas