Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Frigorífico, micro-ondas… Como e quando lavar seis aparelhos de cozinha

Eletrodomésticos e até itens como o caixote do lixo podem não ser as coisas que limpa com mais frequência, mas sabe quando e como é que as deve lavar?

Frigorífico, micro-ondas… Como e quando lavar seis aparelhos de cozinha
Notícias ao Minuto

09:43 - 05/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Casa

Quando foi a última vez que lavou a sua máquina de café? E a máquina da loiça?

Ao não lavar os eletrodomésticos e utensílios de cozinha que geralmente precisam de menos manutenção, não só permite que as bactérias se acumulem e multipliquem, como prejudica a performance destes itens.

O Washington Post destaca seis utensílios de cozinha que deve lavar com mais frequência e partilha alguns conselhos de limpeza:

Máquina de lavar a loiça. Deve ser lavada mensalmente. Use os produtos específicos para o fazer e siga as instruções, mas não se esqueça de pôr a máquina a lavar com água quente e de depois a deixar aberta a arejar durante uma ou duas horas.

Frigorífico. Remova tudo do frigorífico de três em três meses para que consiga lavar o seu interior e deitar fora as coisas que expiraram ou se estragaram. Pode lavá-lo com uma solução de água e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado com um quarto de água quente). Se conseguir, afaste o frigorífico da parede e aspire o chão. Tente ver se no congelador não há nada de que se possa livrar para libertar algum espaço.

Máquina de café. Também deve ser limpa uma vez por mês, pois os minerais da água podem acumular-se nos filtros. Pode lavá-la com vinagre destilado – encha o reservatório com partes iguais de vinagre destilado e água - faça metade da solução sair, desligue a máquina por 30 minutos e depois repita. No final, faça água limpa sair pela máquina duas vezes para não ficarem resíduos.

Caixote do lixo. Para lavar o caixote do lixo, deite-lhe uma rodela de limão, duas colheres de sopa de sal e alguns cubos de gelo. O limão desodoriza, e o gelo e o sal afastam os resíduos. Deve fazê-lo uma vez por mês ou com mais frequência, se o caixote libertar um odor forte.

Máquina da roupa. As máquinas de lavar a roupa podem ser terreno fértil para salmonella e outros germes. Quando lava a roupa em água quente também lava a máquina, mas mesmo assim deve, uma vez por mês, pô-la a lavar sem roupa com água quente e uma tampa de vinagre destilado. Entre as lavagens também deve deixar a porta da máquina aberta para secar e arejar.

Micro-ondas. Deve lavá-lo uma vez por mês ou com mais frequência se estiver sujo de salpicos. Para o lavar pode encher uma chávena ou tigela com cerca de um copo de água, adicionar algumas rodelas de limão e várias colheres de vinagre branco destilado. Coloque a chávena no micro-ondas e ligue-o no máximo por cerca de três minutos ou até que a água fique muito quente e a janela da porte fique coberta de vapor. Abra a porta e limpe o interior com um pano limpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório