Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Porque é que doenças autoimunes atacam mais as mulheres?

Um novo estudo pode ter identificado quais as razões para os homens não serem tão afetados por este tipo de problemas.

Porque é que doenças autoimunes atacam mais as mulheres?
Notícias ao Minuto

08:27 - 22/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Corpo humano

Quando o sistema imunitário, que foi ‘feito’ para defender e proteger o seu corpo, decide atuar contra ele, estamos perante uma doença autoimune. Uma condição que tem vindo a ser associada mais a mulheres, apesar de não haver uma explicação óbvia para tal fenómeno, mas que na sua base poderia estar relacionada com hormonas.

Contudo, um nova investigação vem sugerir que a verdadeira explicação pode estar na componente genética. No estudo publicado online em ‘Nature Immunology’, é possível constatar genes específicos entre os diferentes sexos que estão associados a uma maior probabilidade de a pessoa ser portadora de uma doença autoimune.

No total, a equipa de investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu 661 genes que se manifestavam de forma diferente dependendo dos sexos. Muito tinham funções imunitárias que se sobrepunham a caminhos genéticos e genes de risco relacionados com doenças autoimunes. No final, os investigadores acabaram por descobrir aquilo que chamaram de VGLL3, um dos maiores reguladores do sistema imunitário da mulher.

Neste estudo a equipa focou-se também em examinar como as doenças autoimunes afetam a pele. Para tal fizeram biopsias à pele de 31 mulheres e 51 homens para que pudessem notar quais as diferenças genéticas entre os dois géneros e não a nível hormonal.

Atualmente já foram detetados mais de 80 tipos de doenças autoimunes, desde a psoríase – que causa inflamações na pele -, até ao lúpus. O que poucos talvez saibam é que é possível ter mais do que uma ao mesmo tempo. O que se nota até ao momento é que as mulheres são sempre as mais afetadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório