Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Conheça sete mitos e verdades sobre a gastrite

Caso não seja tratada, a doença pode evoluir para úlcera, gastrite crónica, atrofia gástrica e até mesmo cancro.

Conheça sete mitos e verdades sobre a gastrite
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

A doença em causa é caracterizada pela inflamação crónica na mucosa do estômago, uma bactéria chamada Helicobacter pylori e responsável por sintomas como a sensação de dor na boca do estômago, náusea e/ou vómitos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a gastrite não tratada pode comprometer a saúde.

“Dependendo do tipo de gastrite, se o causador da lesão gástrica não for retirado, como no caso dos medicamentos anti-inflamatórios e álcool, a situação pode agravar-se bastante, resultando noutras doenças como úlcera, gastrite crónica, atrofia gástrica e até mesmo cancro.”

O responsável pelo estudo ressalta também que existem situações em que é necessário realizar exames antes de começar o tratamento com medicamentos.

“A endoscopia digestiva e o raio-X do trato digestivo são procedimentos imprescindíveis para avaliar o aparelho digestivo, entretanto somente a endoscopia pode coletar amostras para a realização de biópsias”, explica.

Confira os mitos e verdades sobre a gastrite, de acordo com a SOBED:

1) A gastrite é hereditária.

MITO. A gastrite é uma condição adquirida, causada por infeção ou pela ação de agentes irritantes e não tem relação com hereditariedade. Por outro lado, alguns tipos de cancro de estômago podem ser influenciados pela hereditariedade.

2) O stress do dia a dia causa gastrite.

VERDADE, com ressalvas. Situações cada vez mais comuns no quotidiano, como o stress no trabalho e a preocupação com a segurança, resultam na libertação de uma maior quantidade de hormonas do stress (cortisol e adrenalina), que aumentam a secreção de suco gástrico e reduzem a defesa do estômago. Podem, portanto, acentuar os sintomas de quem já é portador de gastrite.

3) Existe cura para a doença.

VERDADE, com ressalvas. As lesões agudas da mucosa gástrica, causadas pelo consumo frequente de álcool, uso prolongado de anti-inflamatórios ou até mesmo pela bactéria Helicobacter pylori, podem ser reversíveis com a interrupção do factor irritante ou com a erradicação da bactéria. Entretanto, a gastrite crónica com evolução para atrofia e metalepsia é irreversível.

4) Leite ameniza a dor.

MITO. A ingestão de leite frio pode amenizar o desconforto imediato. Contudo, o leite é um alimento rico em proteína e cálcio, que são potentes estimulantes da secreção de ácido pelo estômago, portanto, este consumo pode até acentuar os sintomas de dor posteriormente.

5) Ficar sem comer pode estimular a gastrite.

VERDADE. Longos períodos de jejum podem acentuar os sintomas da gastrite, mas não necessariamente causar a doença.

6) Pastilhas pioram a gastrite.

VERDADE. Os hábitos de mascar pastilhas e chupar rebuçados estimulam a produção de suco gástrico e, consequentemente, a secreção de ácido pelo estômago. Nesse caso, os sintomas de gastrite podem piorar, sem, contudo, ser a causa primária da doença.

7) Quem tem gastrite não pode tomar café nem refrigerantes.

VERDADE, com ressalvas. O café contém cafeína e xantinas, estimulantes do sistema nervoso que acabam por produzir o ácido no estômago, havendo o risco de aumentar os sintomas de refluxo e dor, sem, entretanto, ser a causa da doença, mas um factor que piora os sintomas. Já os refrigerantes podem agravar os sintomas pelo seu efeito irritativo devido ao pH ácido, além de acentuarem o desconforto e distensão abdominal devido à alta quantidade de gases.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório