Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco 'meias-verdades' que deve contar numa entrevista de emprego

Se está à procura de emprego leia este artigo com atenção.

Cinco 'meias-verdades' que deve contar numa entrevista de emprego
Notícias ao Minuto

22:05 - 08/12/16 por Patrícia Martins Carvalho

Lifestyle Trabalho

Nós sabemos que mentir é feio e moralmente errado, mas neste caso, uma mentira, ou se preferir, uma meia-verdade, irá ajudá-lo a ganhar pontos numa entrevista de emprego.

Por isso, siga estas dicas enumeradas pelo site Cheat Sheet e conquiste aquele emprego que tanto ambiciona.

Como está?”

Uma pergunta simples que requer uma resposta simples. O empregador está a ser bem-educado e a ‘quebrar o gelo’, por isso responda apenas com um “Estou bem, obrigada. E o senhor?”. Jamais divague sobre as dificuldades que tem vivido desde que perdeu o emprego.

Porque é que está à procura de um novo emprego?”

Esta pergunta aplica-se a quem não está desempregado, mas procura um novo trabalho. À partida a resposta é simples: um salário mais generoso e um melhor ambiente de trabalho. Porém, coloque-se no lugar do empregador e dê-lhe a resposta que ele quer ouvir. Por outras palavras, não caia no erro de criticar o seu anterior empregador, mesmo que ele o mereça. Opte por descrever aquilo que procura num novo trabalho a longo prazo e em como esta oportunidade de emprego se encaixa perfeitamente naquelas que são as suas aspirações para o futuro.

Qual é a sua maior fraqueza?”

É uma das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego. Responda a esta questão com uma fraqueza que não seja grave e que não o impeça de desenvolver o seu trabalho com eficácia e profissionalismo. Jamais diga que não tem fraquezas e nunca diga que uma das suas fraquezas é “trabalhar demais”.

Como é que se vê daqui a cinco anos?”

Antes de responder lembre-se que nenhum empregador quer apostar num funcionário que dentro de um ano ou dois se vai embora. Com esta questão, o empregador quer saber quais são os seus objetivos de carreira e se é daqueles trabalhadores que está sempre a ‘saltar’ de emprego.

Que interesses tem? Qual foi o último livro que leu?”

Parece uma pergunta inocente, mas não baixe a guarda. Não diga que é viciado em séries, pois vai passar a imagem de que está sempre no sofá a ver televisão. Se praticar algum desporto diga-o, pois é sinónimo de trabalho em equipa, e se o desporto for ir ao ginásio diga-o à mesma, pois revela sentido de compromisso. Quanto ao livro, não diga que o último que leu foi ‘As 50 Sombras de Grey’. Opte por outro livro, mesmo que não tenha sido o último, mas que mostre que está empenhado em saber mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório