Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

O órgão que esquecemos e que por vezes nos trama: O apêndice em 9 factos

Será que sabe realmente para que serve este órgão que temos no nosso corpo?

O órgão que esquecemos e que por vezes nos trama: O apêndice em 9 factos
Notícias ao Minuto

22:07 - 03/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Corpo humano

É um órgão que faz parte do corpo humano, mas poucos sabem qual a função do apêndice. Na verdade, muitas pessoas vivem mesmo sem ele. Contudo, é sabido que possui uma grande quantidade de tecido linfóide, importante para a defesa de certo tipo de infeções.

Numa tentativa de explicar melhor a sua existência, o site Prevention enumerou nove factos sobre o apêndice que nos permitem conhecer melhor este órgão:

  • Pode não ser tão inútil quanto pensa. Existem médicos que afirmam que o apêndice tem mesmo um propósito: “Algumas novas provas sugerem que o apêndice pode ter um papel essencial em criar boas bactérias para o corpo humano”, afirmou Niket Sonpal, professor assistente na Universidade de Medicina de Touro em Nova Iorque;
  • Sabia que ele adora frutas, vegetais e fibras? Pode não dar conta da sua existência, mas caso ele fique inflamado, com certeza sentirá as dores de uma apendicite. Por essas razões, há que não ignorá-lo, isto para diminuir os riscos de algumas complicações e apostar numa dieta rica em fibras, frutas e vegetais.Notícias ao Minuto
  • Gases e fezes podem fazer muito mal a este órgão. O apêndice é um pequeno tubo e quando uma das suas extremidades fica bloqueada, pode causar-lhe sérios problemas. Muitas das vezes isto acontece quando as fezes não saem do nosso organismo.
  • Dor à volta do umbigo pode ser sinal de apendicite. Apesar de estar localizado do lado inferior direito do corpo humano, nem sempre as dores são no seu sítio específico. Normalmente costumam começar perto do umbigo e depois sim alastram-se para o seu ponto central.
  • Se for mulher, terá menos probabilidades de ter uma apendicite e quem o diz é uma investigação do American Journal of Epidemiology. “A razão para esta afirmação ainda não é bem clara, mas pode estar relacionado com o facto de as mulheres consumirem por vezes mais fibra”, explicou Sonpal.
  • Nos dias de hoje, a apendicite continua a ser uma das principais causas quando referidas dores de estômago. Nos Estados Unidos, cerca de sete milhões de pessoas visitaram o médico com este problema, conta uma publicação do International Journal of General Medicine.
  • Contudo, a tendência é que o problema da apendicite seja cada vez menor. E, mais uma vez, deve-se ao facto de as pessoas terem cada vez mais uma dieta rica em fibras.
  • Caso seja necessário, remover o apêndice é bastante fácil. Trata-se muitas vezes de uma cirurgia laparoscópia, o que significa que não haverá uma grande cicatriz. Segundo o site Prevention, quando utilizada esta metodologia, a operação demora cerca de oito minutos.Notícias ao Minuto
  • Mas, se ele rebentar, já não será um procedimento assim tão fácil. De acordo com o professor assistente, “depois da rutura, tudo fica mais complicado e perigoso”. Caso isto aconteça, será necessário abrir o abdómen e talvez reparar mesmo outros órgãos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório