Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Uma semana sem ir ao ginásio e é isto o que acontece ao seu corpo

Se interromper a sua rotina diária de exercitar o corpo, todo o esforço até então terá sido em vão.

Uma semana sem ir ao ginásio e é isto o que acontece ao seu corpo
Notícias ao Minuto

18:26 - 03/12/16 por Patrícia Martins Carvalho

Lifestyle Conselhos

Ir sempre ao ginásio não é fácil ou porque trabalhamos até mais tarde, ou porque temos outros compromissos ou porque está frio e só nos apetece ir para o sofá e colocar uma manta pelas pernas.

Porém, é importante ter em mente que é necessário resistir a estas tentações e não descuidar a rotina no que ao exercício físico diz respeito.

Por isso, se está a pensar fazer uma pausa porque vem aí a época natalícia ou se já deu início a essa pausa, saiba o que irá acontecer ao seu corpo. 

Sistema cardiovascular

Um estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, citado pelo jornal AS, descobriu que as nossas artérias são muito sensíveis ao sedentarismo e à mudança de atividade. Quando exercitamos o corpo, o volume de sangue bombeado pelo coração sobe substancialmente, o que melhora a circulação sanguínea, a gordura corporal diminui e a pressão arterial também. Contudo, parar, nem que seja por cinco dias, faz com que percamos todos estes benefícios, explica o diretor do Instituto Vascular García-Madrid. 

Acumulação de gordura e perda de massa muscular

De acordo com Tomás Fernández Jaén, chefe da unidade de Medicina Desportiva da Clínica CEMTRO, ao fim de três dias de inatividade física a nossa capacidade aeróbica e a nossa força muscular diminuem, embora estes resultados não sejam visíveis de imediato. “Depois de seis semanas sem fazer exercício físico é como se nunca o tivéssemos feito”, garante o especialista. 

Desequilíbrio hormonal

“O exercício físico diminui os níveis de glicose no sangue em várias formas. Por um lado, ao fazer exercício os músculos utilizam a glicose como fonte de energia. Por outro lado, a atividade física melhora a sensibilidade à insulina”, explicou a diretora médica do Instituto Catalão de Endocrinologia, Cecila Liñan.

Mas isto não é tudo. Fazer exercício físico também leva o organismo a utilizar outras hormonas que acabam por se libertar em maiores quantidades para fazerem face ao esforço físico realizado. 

Estado de espírito

Parar de se exercitar é meio caminho andado para andar menos feliz. Cecila Liñan explica que o exercício físico ajuda-nos a “diminuir a ansiedade, a controlar o stress emocional, melhora a nossa auto-estima e produz prazer e bem-estar ao aumentar a produção de endorfinas, que não neutransmissores que nos fazem sentir bem”. Porém, estes benefícios não se mantêm por muito tempo se se parar o exercício físico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório