A contagem decrescente para o Natal já começou e para muitas pessoas começou ontem com a abertura da primeira janelinha do calendário do advento.
O primeiro calendário do advento foi feito na Alemanha, no século XIX, quando a mãe de uma criança chamada Gerhard Lang lhe fez uma calendário com 24 pequenas guloseimas presas numa folha de cartão.
Como explica o site britânico Metro, quando Gerhard Lang cresceu abriu uma gráfica com um amigo e produziu o que se pensa ter sido o primeiro calendário do advento impresso, com uma pequena imagem colorida por cada dia do Advento.
Depois a ideia evoluiu para o que temos hoje em dia. Mas há mais sobre o Advento, além dos chocolates escondidos.
O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, e antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperam o Nascimento de Jesus Cristo. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
Tipicamente assume-se que a época do Advento começa no dia 1 de dezembro mas, na verdade, este inicia-se no primeiro domingo mais próximo de dia 30 de novembro – este ano será a dia 4 de novembro.
Os cristão ortodoxos não comem carne ou laticínios durante o Advento, e também evitam consumir azeite, vinho e peixe durante alguns dias desta época.