Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Flatulência? Eis seis possíveis culpados

É desconfortável e embaraçoso, mas toda a gente tem gases.

Flatulência? Eis seis possíveis culpados
Notícias ao Minuto

10:40 - 29/11/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

Se de repente ficou com muito mais gases do que o normal e o cheiro destes também fico mais agressivo, a culpa pode ser do seu estilo de vida.

A Men’s Health falou com Lisa Ganjhu, médica especialista em osteopatia e gastroenterologia e professora de medicina no NYU Langone Medical Center, que revela seis coisas que podem explicar os gases excessivos:

1. Bebe muitos refrigerantes. As bebidas com gás – bem como beber a partir de uma palhinha ou mascar pastilha elástica - podem fazer com que fique algum ar preso no intestino, resultando em mais ‘puns’.

2. Come muitos doces. O corpo não consegue digerir açúcares artificiais como sorbitol ou xilitol, por isso eles acumulam-se no intestino e fermentam, gerando a acumulação de gases. Os açúcares naturais, especialmenet a frutose, também lhe podem provocar flatulência.

3. Adora saladas e vegetais. Alimentos como repolho, brócolos, couve de bruxelas, couve contêm hidratos de carbono que podem ser difíceis de digerir. E enquanto ficam no intestino, vão produzindo gás.

4. Está muito stressado. O seu intestino e as suas emoções estão ligados, fazendo com que quando está muito stressado ou nervoso o intestino acabe por sofrer com isso.

5. Exagera nos laticínios. A intolerância à lactose pode surgir em qualquer idade, por isso quando está com muitos gases pode tentar eliminar os laticínios durante uns dias para perceber se o problema vem daí.

6. Está com prisão de ventre. Quando as fezes ficam ‘presas’ no intestino vão libertando e acumulando gases.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório