Flatulência? Eis seis possíveis culpados

É desconfortável e embaraçoso, mas toda a gente tem gases.

© iStock
Lifestyle Bem-Estar

Se de repente ficou com muito mais gases do que o normal e o cheiro destes também fico mais agressivo, a culpa pode ser do seu estilo de vida.

PUB

A Men’s Health falou com Lisa Ganjhu, médica especialista em osteopatia e gastroenterologia e professora de medicina no NYU Langone Medical Center, que revela seis coisas que podem explicar os gases excessivos:

1. Bebe muitos refrigerantes. As bebidas com gás – bem como beber a partir de uma palhinha ou mascar pastilha elástica - podem fazer com que fique algum ar preso no intestino, resultando em mais ‘puns’.

2. Come muitos doces. O corpo não consegue digerir açúcares artificiais como sorbitol ou xilitol, por isso eles acumulam-se no intestino e fermentam, gerando a acumulação de gases. Os açúcares naturais, especialmenet a frutose, também lhe podem provocar flatulência.

3. Adora saladas e vegetais. Alimentos como repolho, brócolos, couve de bruxelas, couve contêm hidratos de carbono que podem ser difíceis de digerir. E enquanto ficam no intestino, vão produzindo gás.

4. Está muito stressado. O seu intestino e as suas emoções estão ligados, fazendo com que quando está muito stressado ou nervoso o intestino acabe por sofrer com isso.

5. Exagera nos laticínios. A intolerância à lactose pode surgir em qualquer idade, por isso quando está com muitos gases pode tentar eliminar os laticínios durante uns dias para perceber se o problema vem daí.

6. Está com prisão de ventre. Quando as fezes ficam ‘presas’ no intestino vão libertando e acumulando gases.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS