Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Por que razão nascem tão poucas crianças ao fim de semana?

Nem sempre é o organismo da mãe e do bebé a decidir o momento do parto. Na verdade, estes ‘mandam’ menos a cada dia que passa.

Por que razão nascem tão poucas crianças ao fim de semana?
Notícias ao Minuto

14:30 - 28/11/16 por Goreti Pera

Lifestyle Natalidade

O nascimento de um filho é, em teoria, algo inesperado. O bebé nasce quando todas as condições estão reunidas para que tal aconteça e independentemente do momento que a mãe acha mais conveniente. Certo?

Na verdade, este pensamento está cada vez mais errado. Cada vez mais, os partos induzidos são uma realidade e as cesarianas se programam com alguma antecedência. A suficiente para que a mãe – e os médicos – não sejam apanhados de surpresa.

A análise do El País aos quase 2,3 milhões de nascimentos na comunidade autónoma de Madrid entre 1975 e 2010 permite concluir que há cada vez menos bebés a nascer ao fim de semana. Os dados dizem respeito à capital espanhola, mas não se refletirão apenas em Madrid.

“As cesarianas fazem-se de segunda a sexta. E há mais 30% dos casos em que provocamos o parto, porque é necessário, também de segunda a sexta”, explica o presidente da Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia, certo de que “a taxa de cesarianas em Espanha é muito alta”.

No país de ‘nuestros hermanos’, nascem por cesariana 25% das crianças, uma percentagem em muito superior à recomendada pela Organização Mundial de Saúde (15%). Sobre a incidência de partos induzidos, os dados são escassos. Um estudo de 2012 aponta para uma percentagem de 19,4%, um número também considerado excessivo pela OMS.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório