Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal conquista mais nove Estrelas Michelin

No total, Portugal conquistou nove novas estrelas e renovou outras tantas.

Portugal conquista mais nove Estrelas Michelin
Notícias ao Minuto

20:26 - 23/11/16 por João Oliveira com Lusa

Lifestyle Guia

A gastronomia portuguesa está de boa saúde e recomenda-se. A qualidade da cozinha e arte do paladar nacional provam-no no último Guia Michelin, que atribuiu, ao todo nove novas estrelas Michelin, aquelas que distinguem os melhores restaurantes de classe do país.

Houve quem recebesse a sua primeira estrela, como foi o caso do William, Casa de Chá Boa Nova, Antiquum, Alma, Loco e LAB; outras que somaram a sua segunda distinção, como o The Yeatman e Il Gallo d’Oro e ainda menção para o L’And, que recuperou a estrela que já havia perdido em tempos.

A gala de apresentação da edição 2017 do Guia Michelin para Portugal e Espanha aconteceu na noite desta quarta-feira, 23 de novembro, em Girona, e esta é a lista das casas vencedoras, com os respetivos donos:

Duas estrelas Michelin:

NOVO: The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Ricardo Costa

NOVO: Il Gallo d’Oro (Funchal), Benoît Sinthon

Ocean (Armação de Pêra), Hans Neuner

Vila Joya (Albufeira), Dieter Koshina

Belcanto (Lisboa), José Avillez

Uma estrela Michelin:

NOVO: William (Funchal),  Joachim Koerper

NOVO: Casa de Chá Boa Nova (Leça da Palmeira), Rui Paula

NOVO: Antiquum (Porto), Vitor Matos

NOVO: Alma (Lisboa), Henrique Sá Pessoa

NOVO:Loco (Lisboa), Alexandre Silva

NOVO: LAB (Sintra), Sergi Arola

NOVO:L’And (Montemor-o-Novo), Miguel Laffan

Bon Bon (Carvoeiro), Rui Silvestre

Casa da Calçada (Amarante), André Silva

Eleven (Lisboa), Joachim KoerperFeitoria (Lisboa), João Rodrigues

Fortaleza do Guincho (Cascais), Miguel Rocha Vieira

Henrique Leis (Almancil), Henrique Leis

Pedro Lemos (Porto), Pedro Lemos

São Gabriel (Almancil), Leonel Pereira

Willie’s (Vilamoura), Willie Wurger

Sobre estas novidades, o guia aponta a forma como Rui Paula, na Casa de Chá da Boa Nova, utiliza os produtos do mar Atlântico como "inequívocos protagonistas", enquanto Henrique Sá Pessoa (Alma) e Alexandre Silva (Loco) trazem "uma criatividade e boa execução, que garantem uma nova vivacidade à gastronomia da capital" portuguesa.

Sobre o William, L'And Vineyards e Antiqvvm, o guia enaltece a elegância, elogiando ainda o "caráter intimista que emana personalidade e sofisticação" do Lab by Sergi Arola.

A Michelin destaca o "crescimento excecional" da distinção de uma estrela - de um novo restaurante, na edição deste ano, para sete novos estabelecimentos em 2017 -, "o que demonstra a forma como está a crescer o nível gastronómico em Portugal, e a resposta que este setor está a ter junto da maior parte da população".

"É um ano histórico para a restauração e gastronomia portuguesa. Parabéns a todos", disse, durante a apresentação, a diretora comercial da Michelin, Mayté Carreño, em português.

No total, são 21 os restaurantes portugueses que figuram no guia do próximo ano: cinco com duas estrelas e dezasseis com uma estrela, representando sete novas entradas em relação à edição de 2016 (três restaurantes com duas estrelas e 11 com uma estrela).

Os resultados foram hoje anunciados na cerimónia de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, que decorreu em Girona, na Catalunha, com a presença de cerca de 400 convidados, entre chefes de cozinha, empresários e governantes, e mais de 100 jornalistas.

Portugal continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima do 'guia vermelho' - três estrelas ('cozinha de nível excecional, que justifica a viagem').

A edição do próximo ano atribui uma nova classificação de três estrelas, distinguindo o Lasarte (Barcelona), que se junta a oito outros restaurantes em Espanha com o mesmo nível.

No total, são nove os restaurantes com três estrelas, 28 com duas estrelas - dos quais cinco em Portugal - e 166 com uma estrela, 16 em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório