Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Nove sinais subtis de que trabalha com um psicopata

Esteja atento à forma como as pessoas comunicam e descubra se têm traços de psicopatia.

Nove sinais subtis de que trabalha com um psicopata
Notícias ao Minuto

14:37 - 21/11/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Personalidade

Há muito que os cientistas sabem que os cérebros dos psicopatas são diferentes dos das outras pessoas. Mas não é preciso fazer uma ressonância magnética para perceber se a pessoa ao seu lado pode ser psicopata.

Como reporta o site Inc, um estudo analisou várias investigações sobre a psicopatia e identificou nove padrões de comunicação específicos que os psicopatas usam e que o podem ajudar a perceber se no seu trabalho há algum:

1. Falam sempre no passado. Enquanto outras pessoas dizem “penso que é uma boa ideia”, um psicopata diz “pensei que era uma boa ideia”. Os investigadores suspeitam que isto acontece porque os psicopatas estão desconectados do seu comportamento e do seu ambiente.

2. A sua linguagem corporal é convincente. Os psicopatas mentem para parecer bem mas como a sua linguagem corporal é convincente e um elemento de distração as pessoas geralmente não reparam que lhe estão a mentir.

3. Falta uma dimensão emocional na sua linguagem. Para os psicopatas dizer “Amo-te” ou “Desculpa” não provoca mais emoção do que “Por favor, passa-me o leite”. A sua expressão facial não coincide com as palavras que dizem.

4. São charmosos a falar. Os investigadores descobriram que os psicopatas falam mais e usam mais palavras emocionais na tentativa de ganhar atenção e admiração. São ótimos a dizer a coisa certa na altura certa.

5. Falam devagar e calmamente. Falam de forma muito controlada, por um lado porque não sentem qualquer emoção relativamente ao que estão a dizer, por outro porque isto os ajuda a controlar as interações pessoais.

6. Falam da vida numa perspetiva causa-efeito. Em vez de mostrarem remorsos ou sentimento de culpa, os psicopatas arranjam formas de justificar as suas ações.

7. Focam a atenção nas suas necessidades básicas. Em vez de falarem de necessidades espirituais ou emocionais ou nas necessidades das outras pessoas, os psicopatas tendem a falar das suas necessidades básicas, como comida ou abrigo.

8. Usam palavras e sons como ‘bengala’ na comunicação com mais frequência. Psicopatas usam barulhos como ‘uhhh’ ou ‘hummm’ ou palavras como ‘pois’, ‘portanto’ para parecerem ‘sãos’.

9. São ótimos contadores de histórias. O psicopatas contam histórias riquíssimas sobre si próprios, ora como vítimas, mas especialmente como heróis, tudo pelo desejo de ganhar confiança e manipular os seus ouvintes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório