Anteriormente já lha havíamos revelado que ouvir um barulho na barriga – como o ronco -, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é sinónimo de fome.
A gastroenterologista Dra. Patricia Raymond, professora de medicina interna clínica da Eastern Virginia School, destaca no site Today que quando o estômago ronca “o barulho que você, e potencialmente toda a gente está a ouvir, é perfeitamente normal, mas nem sempre está relacionado com a necessidade de comida, ou mesmo com o seu estômago.”
Conta que este barulho também pode vir do intestino delgado e que muitas vezes se deve muito mais com a digestão da comida que já ingerimos do que com a necessidade de comer.
"O que se ouve durante a digestão é o som do ar e do fluido a mover-se, como o ciclo de lavagem da sua máquina de lavar roupa", exemplifica Patricia Raymond.
Geralmente algumas horas depois de o estômago estar vazio o processo de contrações musculares que ocorre quando come inicia-se mesmo que não tenha comido nada. Nesta altura é muito provável que oiça o estômago a roncar, uma vez que não tem nada no estômago para ‘abafar’ o barulho. Se nesta altura também tiver fome, então, sim, é mesmo tempo de comer.
E como é que se para este barulho? Apesar de ser normal e de ser sinal de que o sistema digestivo está a funcionar corretamente, se ter a barriga a roncar o está a incomodar, o Dr. Jeffery Katz dos Hospitais do Centro Médico da Universidade Cleveland, conta que tentar limitar a quantidade de ar extra que engole enquanto come pode ajuda. Bem como mastigar devagar, evitar alimentos com adoçantes artificiais e comer com frequência.