Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Dia Mundial da Diabetes: Uma epidemia prevenível e tratável

A diabetes é a principal causa de cegueira na população ativa.

Dia Mundial da Diabetes: Uma epidemia prevenível e tratável
Notícias ao Minuto

07:40 - 14/11/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, uma iniciativa da Federação Internacional da Diabetes (IDF, na sigla em inglês), este ano subordinado ao tema ‘Olhos na Diabetes’.

A Federação Internacional da Diabetes escolheu este tema poid acredita ser possível viver num mundo sem diabetes, reduzir a mortalidade global, e de forma particular esta especial complicação – a cegueira por diabetes .

Álvaro Coelho, coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sublinha em comunicado enviado às redações que a diabetes é uma epidemia em muitos países e também em Portugal, no entanto, é passível de ser considerada uma patologia prevenível e tratável. O especialista alerta também que “esta patologia constitui a principal causa de cegueira”, daí a importância atribuída ao tema este ano.

Num outro comunicado enviado às redações a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta para o facto de a retinopatia diabética ser uma das complicações mais frequentes desta doença.

Segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes, há cerca um milhão de diabéticos em Portugal, entre os 20 e os 79 anos de idade, 44% dos quais não diagnosticados.

A diabetes já é considerada a primeira pandemia do século XXI e um dos mais sérios problemas de saúde pública dos tempos modernos.

A nível ocular, a complicação mais frequente da diabetes é a retinopatia diabética, que continua a ser a principal causa de cegueira na população ativa do mundo ocidental. De acordo com a OMS, é responsável por 5% das causas de cegueira no planeta, pelo que é fundamental o seu conhecimento e prevenção.

Segundo o Prof. João Figueira, Coordenador do Grupo Português de Retina e Vítreo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, “para evitar o aparecimento, bem como a progressão da retinopatia diabética, é fundamental promover hábitos de vida saudável, com exercício físico regular, abolição de hábitos tabágicos, sendo fundamental um bom controlo da diabetes, da tensão arterial, da ficha lipídica”.

João Figueira afirma ainda que, “apesar de poder levar à cegueira, esta doença é muitas vezes assintomática, pelo que o doente não se apercebe da gravidade das suas lesões oculares. Por esse motivo, é capital uma consulta regular com o oftalmologista que deve ser feita pelo menos uma vez por ano”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório