Receber mimos, correr atrás de uma bola ou enrolar-se numa manta podem espoletar muito prazer aos gatos e fazê-los ronronar. Mas ronronar só indica que os gatos estão felizes?
O site Wired conta que ninguém sabe exatamente porque é que os gatos ronronam, mas, como seria de esperar, há muitas suposições e palpites dignos de partilha.
A observação mais óbvia é que os gatos parecem ronronar quando estão satisfeitos e a sentir-se bem. Mas nem sempre é o caso, alguns gatos também ronronam quando estão com fome, feridos ou assustados.
E ronronar também pode ter um efeito benéfico para a saúde do gato, uma vez que se comprovou que estimula a regeneração óssea.
Os gatos ronronam ao utilizar a laringe e os músculos do diafragma, tanto quando inalam como quando expiram, embora ainda não se entenda como é que o sistema nervoso central gera e controla essas contrações.
Os taxinomistas acreditam que a maior parte dos felinos ronronam, exceto o leão, o leopardo, o jaguar, o tigre, o leopardo da neve e leopardo-nebuloso. Mas porque é que felinos e chitas, por exemplo, ronronam? Pode ser uma forma de comunicação, destinada aos mais próximos.
Outra explicação muito provável é que ronronar é simplesmente calmante, ou auto-calmante, uma vez que os gatos também podem ronronar em situações stressantes.