Antes de avançar para os analgésicos e/ou anti-inflamatórios, porque não tentar um método natural ou compostos químicos diferentes para aliviar as dores musculares?
A revista Boa Forma listou cinco métodos pouco convencionais de tratar as dores musculares que lhe podem agradar:
1. Sumo de cereja. A bebida tem mais antioxidantes que o sumo de romã, e ajuda a reduzir a inflamação provocada pelos exercícios de alta intensidade e, consequentemente, alivia a dor. Aposte em beber um copo de sumo puro ou numa dose misturada com os seus suplementos pós-treino.
2. Creatina. A principal função deste aminoácido é transportar energia para as células do corpo, em especial para as fibras musculares. Isto significa que contribui para a reparação mais rápida dos músculos.
3. Sal tipo Epson. “Conhecido como sulfato de magnésio, este sal é um relaxante muscular natural”, revela Mariana Paes, nutricionista desportiva no Rio de Janeiro. Para tirar proveito deste benefício, despeje-o numa banheira com água quente e aproveite o banho para relaxar enquanto a substância se encarrega de acabar com as dores.
4. Cafeína. Investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, descobriam que dois cafés são suficientes para reduzir as dores musculares resultantes de uma sessão de treino intensa. “A cafeína bloqueia os recetores da adenosina, uma substância libertada após algum tipo de inflamação no nosso organismo”, esclarece Mariana.
5. Rolo de libertação miofascial. O acessório deve ser usado depois do exercício físico como um auxiliar da auto-massagem, técnica também conhecida como autolibertação miofascial. A ideia é pressionar alguns pontos para desfazer os nós, aliviar a tensão e fortalecer os tecidos.