Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Há mesmo uma ligação entre a solidão e a doença de Alzheimer

Estudo da Universidade de Harvard sugere que as pessoas que sofrem de declínio cognitivo estão mais predispostas à solidão.

Há mesmo uma ligação entre a solidão e a doença de Alzheimer
Notícias ao Minuto

11:30 - 03/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Depois da teoria, a certeza: Existe mesmo uma ligação entre a solidão e a doença de Alzheimer. Esta é a ideia defendida no mais recente estudo da Universidade de Harvard, que revela que as pessoas que sofrem de declínio cognitivo estão mais predispostas à solidão.

Neste estudo participaram 79 pessoas na casa dos 76 anos e sem qualquer sinal de problemas de memória. Todos os participantes tiveram que responder a questionários sobre a vida pessoal e social enquanto os seus cérebros eram monitorizados por scanner, de forma a detetar a presença/ausência de amilóide cortical, um tipo de proteína que atua como percursor da doença de Alzheimer.

Segundo os resultados obtidos na investigação, e revelados pela Health, a tendência para o isolamento social – e a consequente vontade de estar sozinho – pode ser um indicador claro de que o cérebro está a sofrer alterações, muitas delas associadas à doença de Alzheimer. E isto porque as pessoas com a presença desta proteína precursora (32% dos participantes) mostrou-se 7,5 vezes mais propensas a classificarem-se como isoladas quando comparadas com aquelas cujos scanners revelaram a ausência de amilóide cortical.

E se esta ligação é já notória e assustadora por si só, o estudo revela ainda que existe uma forte ligação entre a variante do gene APOE4 e a sensação de solidão. Este gene está estritamente ligado ao aparecimento de Alzheimer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório