Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Esta é a melhor motivação para treinar

Nada como um pouco de competitividade para apimentar a coisa.

Esta é a melhor motivação para treinar
Notícias ao Minuto

15:05 - 02/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Por muito forte que seja o motivo pelo qual uma pessoa começou a treinar – perda de peso, mais saúde, mais flexibilidade, mais energia, etc. - a verdade é que não basta querer para obter resultados.

Enquanto ter um propósito na vida ou fazer um mealheiro podem assumir-se como excelentes formas de motivar para o exercício, a ciência aponta a competitividade como o fator chave.

Um recente estudo da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, revela que as pessoas treinam mais e melhor quando existe algum tipo de competição, ou seja, treinar em grupo é por si só mais eficaz do que treinar sozinho e juntar um pouco de desafio e orgulho à coisa pode ajudar a conseguir resultados mais notórios e mais rápidos.

Para o estudo, conta a Time, participaram 800 estudantes que, ao longo de 11 semanas, tiveram que seguir um plano de treino com corrida, bicicleta, yoga, pilates e aulas de levantamento de peso. Os participantes foram divididos em três grupos, um em que tinham que treinar sozinhos e outros dois em que tinham que treinar em grupo – um mais voltado para o lado social e outro para o competitivo. O objetivo era avaliar não só a forma como treinavam, mas a quantidade de vezes em que o faziam.

Aqueles que treinaram em grupo e que tiveram que entrar no leque de competitivos – acedendo à informação do treino e da evolução dos outros participantes – foram os que participaram em mais aulas e que treinaram de forma mais intensa.

Contudo, destaca a investigação publicada na Preventive Medicine Sports, treinar em grupo apenas pela vertente social ou treinar sozinho é o mesmo… e em nada beneficia o plano de treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório