Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dificuldades em adormecer na primeira noite num hotel. Há explicação

Cérebro identifica que se encontra num novo meio e fica em alerta.

Dificuldades em adormecer na primeira noite num hotel. Há explicação
Notícias ao Minuto

13:40 - 26/10/16 por Andrea Pinto

Lifestyle Médicos

Está de férias, longe do stress diário, num local paradisíaco e num hotel de sonho. Mas chega a hora de ir para a cama e não consegue adormecer. Já lhe aconteceu?

Esta situação, aparentemente, pode ser causada devido à interferência do lado esquerdo do seu cérebro, que se mantém em alerta para possíveis ameaças, enquanto se adapta a este novo meio ambiente.

A explicação é dada pelo médico neurologista Karl Kruszelnicki, que no livro ‘The Doctor’ explica que o ‘Efeitos da Primeira Noite’ é um sintoma bem conhecido entre os cientistas.

Para chegar a esta conclusão vários voluntários foram convidados a dormir num laboratório. Verificou-se aí que na primeira noite de sono, os voluntários demoraram mais tempo a adormecer.

“É algo que não é comum porque normalmente os dois hemisférios humanos adormecem em sincronia”, afirma, ao The Sun, o médico, que lembra que o fenómeno pode ser comparado com o que acontece com os golfinhos, que dormem apenas com uma parte do cérebro, estando a outra sempre em alerta.

Como evitar que isto aconteça? O médico aconselha-o a levar, por exemplo, a sua almofada pessoal quando viaja e a evitar frequentar o bar do hotel na primeira noite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório