Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Com que idade devem as crianças realizar tarefas domésticas?

Convencer os mais novos a separarem a roupa ou a limparem alguma louça pode não ser fácil, mas deve-se criar o hábito.

Com que idade devem as crianças realizar tarefas domésticas?
Notícias ao Minuto

20:41 - 25/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Casa

As crianças devem realizar tarefas domésticas desde cedo. O hábito de cuidar a casa e a responsabilidade associada a tal deve ser incutido pelos pais… a partir dos dois anos.

De acordo com a professora e psicóloga espanhola Silvia Álava, “a uma criança de dois anos pode-se dar uma fralda fechada e dizer para a deitar fora”, já aos três anos pode-se pedir à criança que ajude a pôr a mesa, começando com o cesto do pão ou com os guardanapos.

Ao site do jornal El Mundo, a especialista diz que as tarefas devem ser incutidas na rotina de forma gradual e consoante a idade e maturidade da criança, sendo que aos seis anos é já capaz de por mais alguns itens na mesa e aos oito de fazer a cama antes de sair de casa.

O truque é estimular o sentido de imitação dos mais novos, que tendem a querer fazer o que os adultos fazem. Contudo, a psicóloga salienta que os pais devem estar sempre presentes no momento em que os filhos realizam tarefas domésticas, de forma a que as crianças sintam que se trata de um momento de equipa e parceira, deixando-as ainda mais estimuladas e divertidas.

Mas se pensa que as crianças devem ser recompensadas pelas tarefas domésticas que realizam, engana-se. Diz a publicação que os pais devem colocar alguma responsabilidade e pressão nos mais novos, pois só assim entendem que se tratam de tarefas importantes e que devem ser realizadas.

As dicas Silvia Álava vão ao encontro das que Sarah Aguirre já havia dado ao site About, numa publicação em que também revelou quais os melhores momentos para as crianças realizarem tarefas domésticas e quais as mais indicadas para cada idade.

Eis as tarefas domésticas mais adequadas segundo a idade da criança:

Dos dois aos três anos – Recolher e guardar os brinquedos, regar plantas.

Dos quatro aos cinco anos – Ajudar a por e a arrumar a mesa das refeições, dar de comer ao animal de estimação, colocar os livros na própria mochila.

Dos seis aos sete anos – Preparar a mochila, agrupar as roupas para lavar, levantar a mesa por completo.

Dos oito aos nove anos – Fazer a cama, preparar a marmita, levar o lixo à rua, varrer, colocar os rolos de papel higiénico no sítio correto.

Dos dez aos 11 anos – Limpar e arrumar o quarto, colocar a roupa na máquina de lavar, varrer.

Dos 12 aos 13 anos – Servir a comida à família, cuidar de alguns recados, ajudar os pais nos cuidados dos irmãos mais novos, limpar e arrumar a cozinha, ajudar a lavar o carro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório