Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cabeceamentos provocam perda temporária de memória, conclui estudo

Estudo sugere que cabecear uma bola de futebol pode afetar significativamente a função cerebral do jogador e a sua memória por cerca de 24 horas.

Cabeceamentos provocam perda temporária de memória, conclui estudo
Notícias ao Minuto

12:31 - 25/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Investigação

Um grupo de investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, estudou o verdadeiro impacto do ato de cabecear uma bola de futebol repetidas vezes.

Vários especialistas e alguns estudos já haviam sugerido que esta ação era arriscada, especialmente para as crianças, mas este estudo foi o primeiro a detetar mudanças no cérebro após os cabeceamentos repetidos.

Como reporta a BBC, o estudo concluiu que cabecear uma bola de futebol repetidas vezes causa "pequenas, mas significantes mudanças no funcionamento do cérebro". Nomeadamente uma perda temporária de memória.

Publicado na revista EBioMedicine, o estudo conduzido pela Dra. Magdalena Ietswaard, neurocientista cognitiva, avaliou o impacto que cabecear uma bola de futebol 20 vezes tinha num período de 24h.

Para este estudo os investigadores dispararam bolas de futebol a partir de uma máquina projetada para simular o ritmo e poder de um pontapé de canto e pediu a um grupo de jogadores de futebol que cabeceassem a bola 20 vezes.

Os resultados apontaram que o desempenho da memória diminuiu entre 41% e 67% após o exercício das cabeçadas. Os efeitos desapareceram após um dia.

A Universidade de Stirling ainda está para investigar se os cabeceamentos representam um risco para a saúde a longo prazo – como acontece com o futebol americano e o boxe.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório