Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Unicef e H&M unem-se para lançar 'casaco' interativo para crianças

O objetivo da 'peça' é estimular o desenvolvimento intetual das crianças mais pequenas.

Unicef e H&M unem-se para lançar 'casaco' interativo para crianças
Notícias ao Minuto

19:20 - 24/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Iniciativa

Foi lançada esta segunda-feira uma ferramenta digital interativa com o propósito de mostrar com os jogos e o ato de brincar podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças nas várias fases do crescimento.

Trata-se de um ‘casaco’ interactivo que foi criado pela H&M Foundation e pela Unicef como peça da nova campanha UNI_FORM para ajudar a promover o desenvolvimento na primeira infância.

Faz notar a UNICEF que o 'casaco' pretende traduzir visualmente os conhecimentos da neurociência numa linguagem acessível ao pais e cuidadores de todo o mundo, mostrar através de imagens como o cérebro das crianças pequenas se desenvolve desde muito cedo e até aos cinco anos de idade, dando também às famílias ideias sobre atividades lúdicas inovadoras e adequadas à idade das crianças e que podem ajudar a potenciar o seu desenvolvimento cerebral.

E como? Através de vários jogos de estimulação cognitiva que alimentam o cérebro à medida que este evolui com a idade da criança. Os jogos, é explicado, são adaptados às diferentes idades e baseiam-se em investigação da Unicef sobre desenvolvimento na primeira infância.

“A primeira infância representa uma janela de oportunidade que e define o futuro de uma criança. Com a utilização do UNI_FORM, como símbolo, queremos chamar a atenção para o facto de que as crianças que são estimuladas nos seus primeiros anos de vida aprendem melhor na escola e, em adultos, podem vir a ter salários mais altos e ser mais saudáveis do que as crianças que não têm essas oportunidades,” afirma Diana Amini, Global Manager da H&M Foundation.

Na mesma linha, Pia Brito da Unicef fala de como a infância é a fase por excelência para "aprenderem melhor" e ficarem "mais aptas a contribuir para a construção de comunidades e economias sólidas e estáveis na idade adulta". Assim sendo, a pobreza extrema e a subnutrição afiguram-se como "um risco acrescido para o desenvolvimento de cerca de 249 milhões de crianças menores de cinco anos", acentua a Unicef no mesmo comunicado.

Adultos e crianças podem interagir com o UNI_FORM e, ao mesmo tempo, apoiar "o direito que todas as crianças têm de usufruir do melhor começo de vida possível".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório