Estudos mostram que mesmo muitas pessoas têm sonhos relacionados com assuntos de trabalho.
Kelly Bulkeley, especialista em sonhos e autor dos livros ‘An Introduction to the Psychology of Dreaming’ (‘Uma Introdução à Psicologia do Sonho’) e ‘Big Dreams’ (‘Grandes Sonhos’) contou ao Business Insider que “muitos destes tipos de sonhos são bastante stressantes e têm um tom negativo”.
O sonhos relacionados com trabalho mais comuns são “cenários de ansiedade”, como ter demasiados clientes que não se conseguem atender, os telefones ou os computadores não funcionarem ou ter o patrão furioso.
Kelly Bulkeley destaca: “Sonhamos porque as nossas mentes não desligam totalmente enquanto estamos a dormir, mas entram num modo diferente de funcionamento que nos ajuda a processar experiências diárias, a equilibrar as nossas emoções e a antecipar os desafios que se avizinham”.
O especialista acrescenta que os sonhos tendem a refletir as nossas preocupações emocionais mais importantes na ‘vida acordada’, portanto os sonhos sobre os trabalho não são diferentes.
Para evitar passar as noites a sonhar com trabalho, Kelly Bulkeley aconselha a fazer todos os possíveis para “preservar algumas experiências lúdicas na vida”, seja pintar, fazer música ou qualquer outra coisa que permita que algumas energias criativas fluam.
E conclui: “Os seres humanos têm incríveis habilidades para resolver problemas, mas dependem de uma mente aberta e flexível e é exatamente isso que se pode perder quando as pessoas caem numa profunda ansiedade no trabalho”, acrescenta Kelly Bulkeley.