Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Pessoas com autismo têm decisões mais lógicas

Em causa está a forma como lidam com as emoções, diz um estudo.

Pessoas com autismo têm decisões mais lógicas
Notícias ao Minuto

17:00 - 23/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

As pessoas com autismo têm decisões mais lógicas do que aquelas que não padecem desta condição.

Quem o diz é Punit Shah, investigador do King’s College London, num artigo publicado no The Conversation. Segundo o cientista, as pessoas com autismo reagem de uma forma mais fria e distante às próprias emoções, o que faz com que não se deixem influenciar pelas mesmas na hora de tomar decisões.

Num estudo realizado recentemente, Shah e os seus colegas conseguiram ainda provar que a ‘cegueira emocional’ - incapacidade de desligar as emoções – faz com que as pessoas não consigam ter um pensamento lógico e coerente, acabando por tomar decisões mais emocionais e com um maior risco de estarem erradas. Além disso, as pessoas que não conseguem abstrair-se do que sentem dificuldade em controlar o próprio batimento cardíaco, deixando-as numa situação de stress igualmente capaz de interferir com a capacidade lógica de pensar.

Por seu turno, diz o investigador, as pessoas com autismo foram capazes de monitorizar os próprios batimentos cardíacos, não se deixando afetar pelo meio ambiente. “Em vez de usar a intuição e emoção como as pessoas sem autismo, eles [as pessoas com autismo] não seguem o coração e não usam a informação emocional como guia para as próprias decisões”, explica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório