Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O que acontece quando deixamos de treinar?

Se está com ideias de fazer uma pausa prolongada na sua rotina de treino, leia primeiro este artigo.

O que acontece quando deixamos de treinar?
Notícias ao Minuto

12:40 - 21/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

A prática de exercício físico é fundamental para a saúde física, mental e emocional. Os benefícios da atividade física são mais do que muitos e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que sejam feitos treinos de, pelo menos, 150 minutos semanais.

Quando praticamos exercício físico ganhamos força muscular, resistência respiratória, mais confiança, menos peso, menos gordura e menos cansaço. Mas, o que é que acontece quando nos rendemos ao sedentarismo?

Nos primeiros dez dias sem treinar, o cérebro começa a sofrer alterações, uma vez que acontece um menor fluxo de sangue no hipocampos, a parte do cérebro que está associada à memória e às emoções. Contudo, salienta um estudo citado pela Time, não foram, para já, encontradas mudanças cognitivas a longo prazo nas pessoas que deixaram de fazer exercício físico.

Quando se está duas semanas sem praticar atividade física, a resistência tende a cair e as dificuldades pode aparecer. Sim, basta parar por 14 dias para voltar a sentir dificuldade em subir escadas. Além disso, os níveis de glicose no sangue começam a subir. 

As paragens até quatro semanas já trazem consequências mais severas, com a força a cair gradualmente, como detetou um estudo publicado em 2011. E quando se está até oito semanas sem treinar? A gordura diz novamente ‘olá’.

Em 2012, conta a revista no seu site, um estudo revelou que até mesmo os atletas de elite começam a ganhar peso quando param cerca de oito semanas, seja por vontade ou imposição. Esta ideia foi reforçada com um estudo deste ano, que revela que as paragens de oito semanas não só aumentam os níveis de gordura, como levam a uma perda de massa muscular por parte dos atletas.

Quando a rotina de exercício físico é esquecida por mais de dois meses, pode-se estar perante um estilo de vida sedentário, conhecido por trazer sérios problemas para a saúde, como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e os problemas nas articulações.

Aqui tem cinco boas razões para deixar de ser sedentário e aqui tudo o que precisa de saber sobre o treino que precisa para combater as consequências deste estilo de vida.

Se o cansaço é a desculpa que dá com mais frequência para fugir a sete pés do ginásio, veja os exercícios que pode fazer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório