Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Introvertidos vs extrovertidos. É assim que diferem as personalidades

Passar despercebido ou ser o centro das atenções. Ficar com um grupo muito restrito de amigos ou destacar-se entre uma multidão. É assim que difere a personalidade das pessoas introvertidas e das pessoas extrovertidas.

Notícias ao Minuto

09:20 - 21/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Explicação

O psicólogo Carl Jung começou por traçar dois tipos de personalidade básicos: a introversão e a extroversão. Mas também Hans Eyesenck quis ajudar a criar as personalidades.

Como mostra o vídeo acima, do canal de YouTube AsapScience, no primeiro grupo, o psicólogo alemão incluiu todas as pessoas que gostam de passar despercebidas, já no segundo, agrupou todas aquelas que, na verdade, adoram pessoas e adoram estar rodeadas delas. Mas como é que surgiu tal divisão? Através da análise da excitação da linha de base de cada pessoa.

Na prática, Eyesenck provou que as pessoas com menores níveis de excitação são mais extrovertidas e necessitam de um maior esforço – físico, emocional e mental – para se sentirem satisfeitas. Já as pessoas introvertidas apresentam uma maior taxa de excitação, ou seja, satisfazem-se facilmente com simples momentos do dia-a-dia.

Lado a lado com a psicologia, também a ciência quis perceber melhor estes dois traços de personalidade e conseguiu concluir que existem diferenças no cérebro destes dois tipos de pessoas, sendo que as pessoas introvertidas são mais propensas a desenvolver problemas de ansiedade ou até mesmo depressão.

Análises por via de scanner a cérebros conseguiram também mostrar que as pessoas extrovertidas reagem mais facilmente a palavras e que têm uma maior facilidade em ativar a dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de recompensa e à capacidade de interagir com outras pessoas. Sim, o cérebro das pessoas extrovertidas responde melhor a imagens de rostos.

A genética tem também algo a dizer no que toca à personalidade de uma pessoa, revela ainda o vídeo. E já agora, sabia que as pessoas introvertidas tendem a ser melhores oradores do que as pessoas extrovertidas?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório