Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sabe porque é que achamos as bonecas arrepiantes?

Os filmes de terror não ajudam a criar empatia, mas a verdade é que o ser humano tem uma série dificuldade em ‘ir com a cara’ de determinadas bonecas. A ciência já sabe porquê.

Sabe porque é que achamos as bonecas arrepiantes?
Notícias ao Minuto

08:40 - 21/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Annabelle’ é o caso mais sonante de uma boneca que mete medo a qualquer pessoa. A ela juntam-se os nomes de ‘Billy’ (do filme ‘Dead Silence’), o boneco assustador de ‘Poltergeist’, o famoso ‘Chucky’ e o terrorífico ‘Jigsaw’ (do filme ‘Saw’). Só de pensar nestes bonecos cinematográficos já sente arrepios? Não estranhe.

A ciência já estudou este medo humano por bonecos arrepiantes e concluiu que tal se deve ao simples facto de as pessoas não conseguirem lidar com rostos que não sejam verdadeiros. Trata-se de uma condição chamada de automatonofobia, um medo de bonecos, estátuas de cera, criaturas animadas ou tudo o que se assemelhe a pessoas mas esteja longe de o ser.

Como explica a investigadora Linda Rodriguez McRobbie, citada pelo site Science of Us, “os nosso cérebros estão desenhados para lerem rostos para obter informação sobre intenções, emoções ou potenciais ameaças; de facto, estamos tão preparados para ver rostos e responder a eles que os vemos em todos os lugares, em janelas, em manchas, em torradas, em cascas de banana”.

De acordo com McRobbie, embora o ser humano esteja preparado para ver rostos, não está programado para assimilar rostos falsos, daí o também frequente medo de palhaços. O cérebro sabe que tanto os bonecos como os palhaços não são uma ameaça, mas não consegue criar empatia com tais rostos falsos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório