Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Erros que as mulheres cometem quando tomam a pílula

Muitas mulheres continuam a desvalorizar a importância da pílula.

Erros que as mulheres cometem quando tomam a pílula
Notícias ao Minuto

07:24 - 21/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Médicos

A pílula é um método contracetivo composto por hormonas idênticas às que produzem os ovários. Este pequeno comprimido – tomado ao longo de 21 dias consecutivos, seguindo-se, depois, uma pausa de sete – tem como objetivo prevenir a gravidez indesejada, regular as hormonas e manter o organismo equilibrado.

Com uma taxa de eficácia na ordem dos 99%, a pílula é tomada por milhões de mulheres em todo o mundo, contudo, muitas continuam sem dar a devida importância a este pequeno fármaco e às ‘regras’ de uso que lhe são associadas.

Como revela a revista Self no seu site, são ainda vários os erros cometidos pelas mulheres quando tomam a pílula. Um deles diz respeito à hora em que é tomada a pílula, que deve ser idêntica todos os dias e adequada ao estilo de vida de cada mulher.

Não saber o que fazer quando se esquece de tomar a pílula é também um erro comum, que se torna ainda mais grave quando se deita fora a bula do fármaco. Segundo o ginecologista Antonio Pizarro, quando a toma deste comprimido não é feita à hora devida, a mulher pode tomá-lo assim que se lembrar e depois seguir com a rotina habitual (e continuar a respeitar o horário). Se se esquecer até à toma da nova pílula, o recomendado é que tome duas de uma só vez (a esquecida e a do dia).

Também errada, mas comum, está a ideia de que tomar a pílula durante semanas consecutivas faz mal. Tal como explica o médico, a mulher pode querer fazer uma toma contínua deste comprimido contracetivo sem colocar a saúde em causa, contudo, e como cada caso é um caso, não está livre de ter algum tipo de complicações, sendo importante o aconselhamento de um médico ou ginecologista.

Não avisar o médico ou farmacêutico sobre o histórico de saúde antes de requisitar ou comparar a pílula é também um erro comum e este pode mesmo colocar a saúde me risco, uma vez que este fármaco está ainda associado a um ligeiro risco de problemas cardiovasculares. Além disso, a toma de alguns fármacos – para tratar de doenças ou condições clínicas mais graves – pode condicionar a eficácia da pílula.

Por fim, destaca o médico, é ainda comum algumas mulheres pensarem que a pílula que tomam diariamente é suficiente para travar uma possível gravidez, acabando por confundi-la com a pílula do dia seguinte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório