Correr todos os dias ou várias vezes por semana não é apenas um hábito que dá saúde. Traz também força e muita felicidade… emocional e sexual.
A corrida tem um impacto bastante positivo na ‘parte íntima’ masculina, conseguindo mesmo melhorar a ereção, como explica o médico espanhol Manuel Céspedes Pérez.
“O mecanismo de ereção consiste na simultaneidade de entrada de sangue através de pequenas artérias e a compressão das veias. Isso permite um estacionamento temporal do sangue a alta pressão, que se traduz num aumento do tamanho e rigidez do órgão, algo que é imprescindível para a penetração”, continua o médico em declarações ao site Buena Vida do jornal As.
Também os espermatozoides ficam a ganhar com o hábito de correr, uma vez que se trata de uma prática que melhora consideravelmente a qualidade do sémen, a sua movimentação, quantidade e forma. Diz o médico que a corrida melhora os níveis de testosterona, hormona fundamental para a maturação dos espermatozoides.
Contudo, para que o efeito da corrida seja positivo na saúde sexual do homem – que fica a ganhar também com o aumento de confiança que o treino dá – é importante seguir alguns conselhos e recomendações. O médico sugere que os homens corram apenas se se sentirem confortáveis com tal, podendo optar por calções/cuecas mais ou menos justas (as mais apertadas podem causar algum desconforto ou dor, mas não condicionam a saúde do pénis e dos testículos).
A temperatura da zona íntima deve ser respeitada e os homens devem evitar que aqueça em demasia.