Oito dicas para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia

Com estratégias simples conseguirá deixar os seus pratos menos calóricos e mais saudáveis.

© iStock
Lifestyle Dieta

Está a tentar reduzir a quantidade de calorias que ingere ao longo do dia e conseguir comer de forma mais saudável?

PUB

A revista Boa Forma partilhou algumas estratégias simples que o podem ajudar:

1. Em vez de sandes, coma ‘bruchettas’. Ou seja, em vez de comer duas fatias de pão com os seus recheios saudáveis favoritos, coloque o recheio em apenas uma fatia de pão para reduzir a ingestão de hidratos de carbono e cortar alguma calorias.

2. Troque a maionese pela mostarda ou por húmus. A maionese até pode deixar as suas sandes saborosas, mas tem calorias extra de que não precisa. Já a mostarda é menos calórica e o húmus é bastante nutritivo e promove a saciedade.

3. Se comer salada num restaurante, peça o molho à parte. Ao pedir o molho à parte consegue incluir apenas o necessário, sem exagerar e acabando assim por poupar na ingestão de calorias que faria se a salada já viesse temperada.

4. Prefira as frutas frescas. A versão seca das frutas é mais calórica e contém mais açúcar do que as frescas.

5. Na salada aposte em alimentos pouco calóricos. Escolha alimentos ricos em água, fibras e pouco calóricos, como o pepino.

6. Aposte nas sopas. Prefira as sopas ou caldos – de legumes ou de lentilhas, por exemplo – aos cremes, pois geralmente contêm produtos lácteos ou têm uma grande concentração de ingredientes – o que aumenta o índice glicémico do prato, tornando-o mais calórico.

7. Ponha de lado os acompanhamentos como tostas ou queijo ralado, pois acrescentam calorias às suas refeições.

8. Troque as batatas fritas pelas versões assada ou cozida. E até pode cortar as batatas em palitos, temperar com ervas e levar ao forno para ficar com umas batatas tão saborosas como as fritas, mas numa versão mais saudável. Se gostar, prefira a batata doce.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS