O inchaço das pernas é uma constante na vida das mulheres, mas não são apenas os saltos altos ou a gravidez as únicas causas desta condição.
A barriga das pernas inchada, dorida e vermelha pode ser um sinal claro de má alimentação, pois, “quando comemos sal, ele entra na corrente até às artérias, veias e capilares e entra no tecido, causando retenção de líquidos”.
A explicação é da médica Adrienne Youdim, que revela à revista Women’s Health quais são as principais causas para esta condição. Uma delas é o simples facto de se ir comer fora com regularidade.
A quantidade exagerada de sódio que grande parte das refeições de restaurantes tem é um dos principais motivos da retenção de líquidos, que pode afetar outras zonas do corpo além dos tornozelos e da barriga das pernas. Também a ingestão frequente de alimentos processados – como bolachas, barras de cereais, bolos, snacks pré-feitos, etc. - e as longas horas que se passa na mesma posição, seja de pé ou sentado, podem contribuir para este problema.
Mas não devemos apenas condenar a má alimentação e os maus hábitos. Como explica a especialista, o inchaço pode ser a consequência de uma longa viagem de avião ou o efeito de um problema de saúde mais grave, como a trombose venosa ou as doenças cardiovasculares.