A relação entre a alimentação e as dores de cabeça é já antiga e são cada vez mais as evidências de que alguns alimentos podem mesmo agravar as enxaquecas e o desconforto. Contudo, a culpa não está apenas naquilo que se come.
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu provar que as pessoas que sofrem de enxaquecas possuem mais bactérias na boca capazes de alterar os químicos chamados de nitratos, presentes nos alimentos.
Essa alteração à composição dos alimentos faz com que os nitratos sejam transformados em óxido nítrico, um químico que pode estar na origem das dores de cabeça mais intensas, diz o estudo publicado esta terça-feira na revista mSystems.
O estudo teve por base a análise a 172 amostras orais e perto de duas mil amostras fecais de pessoas saudáveis e embora tenha encontrado uma associação direta entre a maior quantidade de bactérias e as dores de cabeça, não foi ainda capaz de perceber porque é que as pessoas com enxaquecas possuem um maior leque bacteriano na boca.